Minha trilogia do RE

Céu nublado e mar azul. Playa Blanca. Foto: Sarah F. Toledo

Céu nublado e mar azul. Playa Blanca.
Foto: Sarah F. Toledo

Não sou o Gilberto Gil, mas também tenho minha trilogia do RE. Ou tive, nos últimos dias. Foram dias em que eu pude: rever, revisitar e re-experimentar (eu não sei se isso ainda leva hífen, mas acho que sim e a preguiça de pesquisar é grande). Foram dias muito felizes porque meus pais estiveram aqui em Cartagena e eu pude matar um pouco as saudades, já que não os via desde fevereiro, que foi quando eu estive em São Paulo. Então vamos começar pelo rever, que foi o mais importante.

Se a gente for ver bem, de fevereiro a agosto nem foi tanto tempo assim. Mas quando a gente está tão longe, parece que a saudade se multiplica pela quantidade de quilômetros de distância. Quando se está em um país diferente, tudo isso se multiplica por dois, porque a saudade da família e dos amigos é também a saudade da terrinha. Então não via a hora de chegar esse momento de rever meus pais. Eles já pretendiam vir aqui desde o início do ano, mas foi graças a uma promoção de passagens que tudo se tornou possível. Desde então fiquei meio ansiosa por esse momento, embora um pouco preocupada sobre como seria a viagem, a troca de aviões em Bogotá, etc. Deu tudo certo e eles chegaram do inverno de São Paulo pro calorão de Cartagena.

Eu queria que eles fossem conhecer vários lugares, queria que se sentissem bem, mas acima de tudo, queria passar tempo com eles. Quando a gente mora junto não presta muita atenção nesse tipo de coisa, como é bom estar junto, passear junto, aproveitar vários momentos. Aqui passeamos bastante, andamos pra caramba e eles conheceram alguns lugares de Cartagena, apesar de que faltou muitas outras coisas ainda, que ficarão para a próxima vez. Mas é uma pena que o tempo resolva passar rápido quando a gente quer que ele passe devagar. Esses 10 dias passaram voando e eu não sei nem se deu tempo de eu mostrar suficientemente bem o quanto gostei que eles tivessem vindo. Foram dias muito felizes! Pude matar um pouco de toda a saudade acumulada, mas mal eles viraram as costas e já fiquei com saudade de novo. Não gosto de despedidas, é sempre um momento que me dá um nó na garganta, um aperto no coração. Mesmo que sejam breves despedidas e que eu saiba que logo vamos nos encontrar de novo.

Durante esses dias eu tive uma espécie de “férias”, trabalhei muito antes de os meus pais virem, para poder aproveitar melhor o tempo com eles, enquanto estivessem aqui. Então também consegui revisitar e re-experimentar muitas coisas. Já estou há quase 1 ano em Cartagena e muitos lugares turísticos nos quais fui na primeira vez que estive aqui, nunca mais tinha ido. Foi legal a experiência de voltar. Além de sair um pouco da minha dieta cotidiana para comer com eles as comidas mais típicas daqui. Eu entendo isso meio que como reler um livro, sempre surge alguma coisa que a gente não tinha prestado muita atenção antes e por isso é tão interessante reler. Como é interessante experimentar de novo, ir de novo, esporadicamente.

Agora que meus pais se foram e as férias acabaram, voltei pra rotina cotidiana, já com muito trabalho. Também estou um pouco atrasada nos estudos, o fim de ano se aproxima e com ele alguns processos seletivos que pretendo fazer se eu conseguir acabar tudo a tempo. Tudo está muito corrido por aqui por causa disso, mas OK. Ao mesmo tempo eu estou tranquila em relação a tudo, porque acho que vai dar certo. E porque esses dias com meus pais foram uma espécie de alívio em meio ao cansaço e à loucura do dia a dia. Momentos assim são necessários pra todos nós.

 

 

Deixe seu comentário

