Como tirar o visto Mercosul para morar na Colômbia

passaporte

Leia mais: Opções para renovar o visto Mercosul

Leia mais: Como fazer o visto residente para morar na Colômbia – renovação do visto Mercosul

Leia mais: Coisas que você precisa saber se deseja morar na Colômbia

 

Atenção! Atualizção em 29/06/17: 

Escrevi esse post inicialmente em 2015, com um passo a passo de como tirar o visto Mercosul para morar na Colômbia, baseada na minha experiência em fazer o visto em 2014. Desde então algumas pequenas coisas mudaram nesse processo, então resolvi atualizar esse post apagando o que já não está em vigor e inserindo as novas informações que foram passadas por pessoas que visitaram essa publicação do blog, realizaram o passo a passo que explico abaixo, mas se depararam com essas diferenças.

São pequenas mudanças, então se você já iniciou o processo seguindo esse passo a passo, não se preocupe, o básico ainda é o mesmo!

Agradeço muito a todos que foram ajudados por esse post e voltaram aqui para passar essas novas informações, isso faz com que outras pessoas sejam ajudadas. Os processos vão se modificando ao longo do tempo e, infelizmente, eu não consigo ficar de olho em todas essas mudanças, então os comentários de vocês são muito importantes! Recomendo a todos que vejam os comentários no final do post, caso acesse essa publicação em uma data futura, pode ser que nos comentários alguém esteja dando novas dicas. Também recomendo que SEMPRE procurem informações oficiais sobre o visto. Meu intuito aqui é ajudar, mas as informações colocadas aqui NÃO substituem as informações oficiais, OK?

Dito isto, segue abaixo o passo a passo de como tirar o visto Mercosul para morar na Colômbia, com todas as informações atualizadas em junho de 2017.

….

A internet, essa maravilha de ferramenta, leva você para lugares que nem você mesmo sabe. E é assim que algumas pessoas me encontraram aqui e já me perguntaram se eu tenho visto para morar na Colômbia, como foi que eu fiz, o que é necessário. Eu respondi para essas pessoas individualmente, mas achei interessante fazer um post definitivo para o caso de mais alguém se esbarrar com esse blog e tiver essas dúvidas.

Para quem chegou aqui por acaso: para passear na Colômbia a turismo, não é necessário visto algum! Esse post é para aqueles que pretendem morar aqui e querem trabalhar, estudar, etc.

Bem, eu tenho um visto, sim, para morar aqui, que é o visto Mercosul. Vale lembrar que existem vários tipos de vistos – para estudar, trabalhar, residente, etc. Os preços deles variam e a duração também. Antes de tudo, minha dica é que você pesquise qual seria a melhor opção para a sua situação. Se você vai se casar, por exemplo, com um cidadão (ã) colombiano (a), e pretende se mudar definitivamente para a Colômbia, imagino que valha mais a pena ir atrás de um visto de cônjuge. Ou se você vai fazer um intercâmbio de poucos meses, talvez não valha a pena pedir um visto de longa duração. Ou seja, antes de mais nada, avalie qual é a sua situação, quais são as suas perspectivas de tempo de permanência, trabalho, etc., para decidir pelo visto que será mais adequado e seguro para você. Veja os vistos existentes para a Colômbia AQUI (em espanhol).

Escolhi fazer o visto do Mercosul porque quando vim para cá ainda não tinha um trabalho fixo, mas tinha a perspectiva de começar a trabalhar em algum lugar e sabia que exigiram um visto de permanência. Além disso, para fazer ele era um pouco menos burocrático e um pouco mais barato. O visto do Mercosul vale por 2 anos e te dá direito a trabalhar e viver no país como qualquer cidadão, legalmente. Após esse período é possível renová-lo.

Vou falar aqui sobre o que precisei para tirar o visto quando ainda estava no Brasil, ou seja, fiz todos os procedimentos antes me mudar. Se você quer saber como pode fazer o seu visto já estando na Colômbia, indico esse post AQUI, do site Viva Medellín! A Camila falou detalhadamente como foi a experiência dela. Para quem decidir tirar o visto no Brasil, não vai ter tanta diferença, a não ser que durante o procedimento é preciso informar que você quer retirar o seu visto em algum consulado. Mas vou explicar passo a passo o que eu fiz.

1 – Documentos necessários

Para fazer o visto Mercosul são necessários os seguintes documentos:

  • Certificado de antecedentes criminais, legalizado (essa parte é importante, mas falarei sobre a legalização daqui a pouco) – não precisa estar traduzido, se o visto for feito no Brasil.
  • Cópia da página principal do passaporte, onde consta todos os dados.
  • Cópia da página do passaporte que conste o último carimbo de entrada e saída da Colômbia (se houver).
  • Uma foto 3×4 digitalizada.

Na época que eu fiz o visto estava aquela crise do vírus Ebola, então eu também tive que anexar uma formulário que eles forneceram, dizendo que não havia tido contato com o vírus, não estive nos países de risco, nem fui diagnosticada, etc. Acredito que hoje em dia já não é necessário.

O caso da legalização do certificado de antecedentes:

O certificado de antecedentes, você pode conseguir pela internet, entrando no site da Polícia Federal, AQUI. Antes, a legalização desse certificado era feito gratuitamente pelo Ministério de Relações Exteriores, ou através dos escritórios de representação em cada estado. Desde agosto de 2016, entrando em vigor a Convenção da Apostila da Haia, isso mudou. Agora o que você precisa fazer é uma apostila desse documento. A apostila é feita em cartórios. Até o momento, apenas os cartórios das capitais brasileiras oferecem esse serviço, então caso você more em outra cidade, precisará se deslocar ou enviar o documento via postal para ser apostilado/legalizado pelo cartório.

O valor da apostila varia dependendo do estado e do cartório. Recentemente, em março deste ano – 2017 -, precisei fazer uma apostila em um cartório de São Paulo (da minha certidão de casamento) e o valor foi de R$ 104,04. Segundo o leitor Hiago (que comentou nesse mesmo post do visto, que você pode ler aí abaixo), ele pagou R$ 107,10 para apostilar o certificado de antecedentes. Ou seja, não é um valor fixo e você vai precisar pesquisar para saber que valor irá pagar em sua cidade/estado.

É importante a legalização desse documento para fazer o visto, ele não será aceito de outro modo.

 

2 – Procedimentos para fazer o visto

Com todos os documentos direitinho em mãos, é hora de fazer o procedimento de solicitação do visto. Os passos são os seguintes:

1 – Entrar no site da Cancillería, para solicitar on line o visto. O site é esse AQUI. Nessa mesma página está disponível, em PDF, um arquivo que ensina passo a passo como fazer tudo (em espanhol). Ao clicar no link para a solicitação, irá abrir uma segunda página, de cadastro.

2 – Nesse cadastro você vai informar seu número de passaporte, endereço, o tipo de visto solicitado, sobre vistos anteriores, trabalho, etc. São muitas informações para dar em cada etapa do cadastro. Preencha tudo até o final.

3 – Na fase final do cadastro você vai anexar sua foto 3×4 e todos os documentos solicitados anteriormente.

4 – Após tudo preenchido e os documentos anexados, vai aparecer uma página para a revisão das informações oferecidas. Se tudo estiver certinho, clique em guardar.

5 – Com tudo salvo, é preciso fazer o pagamento do estudo do visto. Como eu estou falando sobre fazer o visto no Brasil, para fazer o pagamento será necessário marcar a opção “CONSULADO O BANCO EXTRANJERO”. Ou seja, é o consulado da Colômbia na sua cidade, ou o mais próximo de você. Quando você marcar essa opção, o sistema irá gerar um número, que é o seu número de trâmite do visto.

6 – Com esse número em mãos, você vai entrar em contato com o Consulado escolhido, dizer que você está solicitando o visto e passar o número. O Consulado, por sua vez, vai te dar o número da conta na qual você fará o depósito referente ao valor do estudo. O valor de estudo do visto atualmente é de $ 52 (dólares).

7 – Após fazer o depósito, você enviará o comprovante do mesmo (não perca esse comprovante do banco!), digitalizado, para o Consulado. Com essa confirmação, o Consulado vai dar andamento ao processo de solicitação do visto.

8 – Você deve esperar pela resposta do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia (a Cancillería) sobre se sua solicitação foi ou não aprovada. Se algum documento estiver errado ou faltando, eles vão pedir que seja corrigido antes de aprovar. Por isso é interessante ter todos os documentos certinhos, para não atrasar esse processo.

9 – Com o visto aprovado, você entra novamente em contato com o Consulado, que vai informar o valor que você deve pagar, que é o valor do visto. O site da Cancillería informa o valor em dólares, então o Consulado vai te dizer o valor atualizado em reais. O valor do visto atualmente é de $ 211 (dólares). Mesmo esquema: você faz o depósito, digitaliza o comprovante de pagamento e envia para o Consulado.

10 – Com o pagamento feito e o comprovante enviado, você só precisa esperar a confirmação do Consulado para ir até lá pessoalmente colar o visto no seu passaporte. Pronto! Você já tem o visto do Mercosul! Em todo esse processo eu demorei, mais ou menos, entre 15 e 20 dias.

 

O que pode variar?

Como informei lá no início, meu visto foi feito em setembro de 2014. Nesse período houve pequenas mudanças para realizar o trâmite em São Paulo! Por isso,  é bom esclarecer também que em outras cidades e estados brasileiros o procedimento pode diferenciar um pouco. Mas não se preocupe! O processo básico ainda é esse que eu falei no passo a passo, se houver alguma diferença vai ser na hora do pagamento do visto, coisas assim. De qualquer forma, como eu deixei claro quando fiz essa postagem, é essencial que você também confira as informações nos sites oficiais e entre em contato com o consulado da Colômbia na sua cidade para esclarecer todas as dúvidas.

Em São Paulo os passos 9 e 10 citados acima se tornaram presenciais, com a inclusão de uma entrevista com o cônsul. Então o que acontece? Após feito todo o trâmite até o estudo do visto, o Consulado de São Paulo vai chamar você para uma entrevista pessoalmente, direto com o cônsul. Não se assuste! Na entrevista ele vai perguntar sobre o que você vai fazer na Colômbia, talvez pergunte se você tem um endereço para onde vai, coisas assim.

* Pagamento do visto: Dado o OK do cônsul, você vai pegar o boleto ali mesmo, na hora, e já pode ir ao banco mais próximo ou nas Caixas Lótericas para efetuar o pagamento. Feito o pagamento, você deve voltar ao consulado com o comprovante e na mesma hora eles colam o visto no seu passaporte. Com essa mudança, tudo ficou mais fácil e rápido. O processo pode demorar até cinco dias úteis, o que facilita a vida de quem está com um pouco mais de pressa. Mas esse é o caso específico de São Paulo. Pode ser que em outro estado seja diferente.

 

Dicas importantes!

  • É interessante entrar em contato com o Consulado que fará o trâmite antes de começar tudo. “Avise” que você vai fazer a solicitação do visto, peça alguma informação que esteja em dúvida. E se você acha que está demorando, entre em contato por telefone.  Pode ser meio chato, mas é necessário.
  • Leia todas as informações que encontrar antes de começar a fazer o procedimento, para não correr risco de fazer coisa errada, pagar errado e dar algum problema. Procure informações nos sites oficiais e qualquer dúvida entre em contato com o Consulado da sua cidade, ou o mais próximo de você.
  • Com o visto no passaporte, ao chegar no seu destino na Colômbia, você tem 15 dias para procurar uma unidade de migração, para fazer sua cédula de extranjería, ou seja, seu RG aqui na Colômbia. O valor da cédula (para o ano de 2017) é de COP $173.000, que na cotação atual dá por volta de R$ 187,00 (tudo vai depender da variação do câmbio).
  • Não perca as datas! Nem para fazer o pagamento do estudo do visto, nem o pagamento do visto, nem para fazer sua cédula ao chegar na Colômbia. Isso pode resultar em ter que refazer todo o processo e pagar tudo de novo e ninguém quer isso, né? Já não é pouco dinheiro gasto nessa brincadeirinha.

 

É mais vantajoso fazer o visto no Brasil ou na Colômbia?

Eu, particularmente, vi mais vantagem em fazer o visto no Brasil pelos seguintes motivos:

1 – Se você fizer o visto na Colômbia, precisará traduzir o certificado de antecedentes criminais para o espanhol, uma tradução juramentada, que costuma ser um pouco cara. Fazendo o processo no Brasil, esse documento não precisa ser traduzido. Lembrando que se você irá fazer o processo na Colômbia precisa ir com esse certificado já apostilado/legalizado, pois não será possível fazer a apostila no consulado brasileiro.

2 – Se seu destino final não é Bogotá, você precisará gastar uma grana viajando até lá na hora de colar o visto no passaporte. Você pode fazer todo o trâmite pela internet, mas para ter o visto no passaporte, precisará ir ao escritório de vistos que fica nessa cidade. Como meu destino foi Cartagena, consegui economizar por esse lado, ao fazer o procedimento no Brasil, pois fiz tudo na cidade onde eu morava, que era São Paulo.

Porém, se você está sem tempo para fazer a solicitação antes de viajar, obviamente poderá fazer ao chegar na Colômbia. Nada disso é muito difícil, mas, sim, toma um pouco de tempo lidar com toda a burocracia. Se seu destino for Bogotá também não será um grande problema na hora de colar o visto, pois você não precisará se locomover e gastar dinheiro nessa viagem até a capital do país.

Mas se você tem tempo antes da viagem, minha recomendação é que se organize para fazer o visto ainda no Brasil.

Bem, é isso. Espero ter ajudado aos perdidos que aparecem por aqui e me pedem informações desse tipo. Mas ainda assim, reforço o conselho de que busquem informações nos sites oficiais, para ter certeza de estar fazendo tudo certinho. Também não fiquem com vergonha de entrar em contato com o Consulado da Colômbia na sua cidade, se for necessário tirar dúvidas. E se você teve alguma experiência diferente para tirar esse visto, ou alguma coisa mudou nesse processo, deixe seu comentário contando como foi, isso poderá ajudar outras pessoas.

Boa sorte a todos!

Anúncios

52 comentários sobre “Como tirar o visto Mercosul para morar na Colômbia

    • Eu fiz tds os tramites pelo site mas na hora de carregar a foto carrega normal mas na parte final quando confirmo tds meus dados da erro na foto e ela desaparece e nao consigo concluir isso e normal? e é so deposito ou pode ter transferencia bancaria quanto tempo demoro pro consulado te dar uma resposata?

      • Oi, Dereck. Não sei o que pode estar acontecendo com sua foto. Se não carrega, deve ter algum erro no arquivo. Por exemplo, pode estar excedendo o tamanho. Dá uma olhana das instruções de envio do arquivo e vê os tamanhos permitidos, pra ver se não está passando. Ou pode ser que não esteja bem digitalizada. Se estiver no tamanho certo e se estiver digitalizada bem, eu recomendo que vc entre em contato com o consulado da sua cidade, ou com a cancillería por e-mail e veja o que pode estar acontecendo. Sobre o pagamento, acredito que possa ser transferência. O importante é você ter um comprovante de pagamento, para enviar. Se fazendo a transferência vc tem esse comprovante, não tem problema. E sobre o tempo, não sei dizer como está hoje. Na época que eu fiz o visto, a resposta do estudo demorou uns quatro dias, mas já recebi vários comentários falando que atualmente as coisas estão mais rápidas, então pode ser que demore menos.

        • Boa noite entao ela foi bem digitalizada pq eu fiz numa otica eles digitalizaram bem e ta no tamanho certo 3 x 4 fundo branco ela carrega na pagina dos documentos normal mas quando vou confirmar tds os dados ela da erro desaparece pq se nao fosse pra carregar teria que dar erro na pagina que carrego ela deve ser algun problema do site

          • Boa noite, Dereck. Eu não me referia ao tamanho da foto (3×4), e sim do arquivo. Se o arquivo estiver muito pesado, talvez não vá, isso que falei pra conferir. Mas se estiver dentro do tamanho permitido, realmente deve ser algum problema no site.

  1. Olá Sarah eu tenho uma dúvida apos o visto emitido eu tenho que solicita a cédula de identidad em no máximo 15 dias na Colômbia ? Você sabe me informa se em Medellín e possível solicita se sim qual o endereço e valores?
    Obrigado

    • Oi, Hiago!
      Sobre a cédula de identidade: sim, se você faz o visto no Brasil, você tem 15 dias – após sua chegada na Colômbia – pra fazer a cédula. Não significa que em 15 dias você tem que ir pra Colômbia fazer, esse tempo é contato a partir do momento em que você entra no país. Então você pode ficar com o visto pronto agora, mas viajar só daqui um mês, por exemplo. Pra fazer a cédula você tem que ir na Unidad de Migración. Infelizmente não sei te informar qual é o endereço em Medellín. Mas acho que com uma busca no google você encontra facildiade, é só procurar unidad de migración ou migración colombia en medellín… sobre o valor, atualmente pra fazer a cédula o valor é de COP $ 173.000, isso deve dar aproximadamente R$ 200 (depende do câmbio). Espero ter ajudado. 🙂

      • Obrigado Sarah ajudou sim eu estou com planos de me mudar em outubro sendo assim eu já vou agilizar as documentações para a solicitação do visto . Tinha medo de solicitar e ter que já esta lá em 15 dias mais muito obrigado.

      • Sarah Gostaria de colocar umas observações aqui para você fazer junto ao post. A legalização do atestado agora :Entrada em vigor da Convenção da Apostila da Haia: a partir de 14/08/2016, o ERESP não poderá legalizar documentos brasileiros que se destinem a países membros da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros (Convenção da Apostila). A legalização será feita em cartórios das capitais. Todas as dúvidas relativas à aplicação da Convenção devem ser dirigidas somente ao órgão encarregado de sua aplicação, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no endereço eletrônico ouvidoria@cnj.jus.br.

        e tem um valor de 107,10 para se feita fiz hoje

        • Oi, Hiago! Muitíssimo obrigada por deixar seu comentário aqui com essa atualização. É legal porque realmente minha experiência em fazer o visto Mercosul já é um pouco antiga e algumas coisas mudaram. Vou atualizar o post com as novas informações.

          Obrigada mais uma vez e que bom que está dando tudo certo com seu processo do visto.

      • Boa noite Sarah td bem, pretendo viajar para Colombia día 23 e gostaria de tirar meu visto temporario aqui no brasil, sera que da tempo que até o día 21 eles me entregam? vou comecar fazer segunda día 3 vc acredita que até o día 21 ja terei ele em maos?

        • Oi, Dereck! Não sei em que cidade vc está, mas tenho recebido comentários dizendo que o processo em SP está mais rápido, durando uma semana. Mas agora você precisa considerar também a questão da apostila do documento de antecedentes criminais,que pode demorar até 5 dias úteis.
          Se você já está com todos os documentos necessários em mãos,com certeza dá tempo. Mas se você ainda for prepararos documentos, precisa confirmar esses prazos pra ver se consegue. Se der, ligue pro consulado da sua cidade e pergunte se é tempo suficiente. Espero que dê tudo certo!

      • Sarah ja tenho meus documentos em maos ja apostilei o passaporte agora irei fazer amanha apostila de haya o que eu entendí tem que apostilar as paginas do passsaporte que solicitam e o atestado de antecedentes crimianais o unico apostilamento e de haya ou tem mas algum?

        • Oi, Dereck! Até onde eu sei, não é necessário apostilar o passaporte ou a página que é solicitada. Não sei se isso mudou agora, mas não era necessário, é bom você confirmar com o consulado onde vai fazer o visto. O atestado de antecedentes, sim, esse vai precisar. Que eu saiba (se nada mais mudou no processo), é só ele.

          • Sim Sarah tem que apostilar td é amanhã pego a apostila dos meus antecedentes e começo o trâmite amanhã , espero que até o dia 21 já tenha o visto na mão mas como vc disse que em 5 dias sai até semana que vem eu pego

          • Oi, Dereck. Tenho relatos de pessoas que fizeram o trâmite com o consulado de SP e demoraram até 5 dias úteis pra ter o visto no passaporte. Se você não está em uma cidade onde tenha um consulado, vai demorar mais, porque provavelmente você terá que enviar seu passaporte pra colar o visto. Mas se não é esse o caso, deve ficar pronto até o dia 21, sim. Espero que dê tudo certo. Boa sorte!

  2. Pingback: Casamento civil com colombiano (a) #1 – casamento no Brasil |

  3. Oi Sarah, gostaria de conversar com você.
    Meu caso acredito que seja mais ou menos como o seu, mas gostaria de algumas outras dicas.
    me manda um email que vou te enviar meu wpp para conversarmos.

    Obrigada!!

    • Olá, Sarah! Eu e minha família estamos pesquisando a Colômbia para empreender abrindo uma filial da nossa empresa. Poderia nos dar algumas dicas? Obrigada.

      • Oi, Natalia! Infelizmente eu não saberia te dizer nada sobre abrir empresa aqui na Colômbia, não tenho nenhuma experiência nisso e não conheço nenhum estrangeiro nessa situação. Se você está perguntando sobre dicas nesse sentido, não vou poder te ajudar. =( Mas se você tem outras dúvidas, me conte aí e eu vejo se posso responder.

        Uma dica que te dou é para procurar no Facebook o grupo Brasileiros em Bogotá. Não sei se você pensa exatamente nessa cidade, mas na verdade lá tem brasileiros morando em lugares diversos na Colômbia, talvez alguém lá possa te ajudar melhor nessa questão de abrir empresa, por já ter algum tipo de experiência.

        Um abraço!

  4. Pingback: Coisas que você precisa saber se deseja morar em Cartagena de Indias |

  5. oi sarah
    boa noite
    meu nome é Marcio Uilian
    eu tenho uma noiva colombiana e pretendo me casar agora antes do meio do ano. A pergunta é a seguinte: É mais facil e menos custoso eu me casar la ou trazer ela pra ca e me casar aqui ? Depois de casado, vamos morar na colombia cidade de barranquilla

    • Oi, Marcio! Que coincidência! Eu acabei de me casar no Brasil com um colombiano. Eu posso te contar da minha experiência (tô pensando em fazer um post sobre isso), mas não saberia te dizer o que é mais barato. Acho que no fim das contas o valor seria mais ou menos o mesmo, mas não posso te dar certeza agora. Volta aqui daqui uns 10 dias, que vou publicar um post sobre esse tema e sobre como e quanto foi casar no Brasil, pode ser?
      Um abração!

  6. OI, tenho uma duvida, eu e uma amiga, estamos querendo ir fazer um curso de espanhol, e seria oóimo se tivesse um de no máximo 3 meses, qual o procedimento que devemos fazer para estar de forma legal na Colombia

    • Oi, Gisele! Se vocês forem fazer um curso de até 3 meses, vocês podem permanecer com o visto de turista mesmo (não é um visto em si, é o carimbo de entrada no país). Ele vale por 90 dias e seria o tempo suficiente para vocês. A não ser que o lugar onde vocês vão fazer o curso exija algum visto de estudante, por exemplo. Nesse caso, recomendo que você entre em contato com o lugar onde quer fazer o curso e pergunte se exigem visto e, se exigem, qual seria.

      Se a escola não exige visto, mas vocês pretendem ficar mais do que 90 dias, uma boa opção seria fazer o visto Mercosul, que te permite ficar no país por até 2 anos trabalhando e estudando. Ou você pode fazer o visto de estudante.

      Espero ter ajudado! Um abraço.

  7. Ola, gostaria de saber de tem dicas de como levar dinheiro para Colômbia. Ficarei cerca de um ano e preciso levar uma boa quantia para os primeiros meses. Cartão internacional, cartão pre pago, dinheiro em espécie… Tem alguma dica?

    • Oi, Jéssica! É difícil dizer qual a melhor maneira de trazer dinheiro, porque isso depende muito dos valores das moedas (peso, real e dólar). Se sua vinda estiver próxima, no momento eu recomendo que você traga uma quantia em dólares e troque aqui por pesos, você vai perder menos dinheiro nos câmbios. Além disso, recomendo que você tenha, sim, um cartão internacional para fazer saques, porque às vezes compensa bastante (por causa do valor do câmbio, como te falei). Você tem a opção sacar direto da sua conta corrente, e não do cartão de crédito, então costuma valer a pena.
      Se você ainda for demorar para vir, recomendo investigar o valor das moedas quando estiver mais próximo da sua vinda, pra ver se vale mais a pena trazer dólares ou reais para trocar por pesos.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

  8. Sarah tudo bem ?
    Consegui um emprego na Colômbia, e a empresa exigiu que eu tirasse o visto de trabalho se não me engano o Tp-7, e na minha cidade Belo Horizonte não tira, mas em Brasilia é possível realizar esse processo, e me informaram que tem como tirar por meio de despachantes. Você sabe se realmente é possível ?
    Pelo Fato de ter que realizar a entrevista
    Obrigado

    • Oi, Ivan! Eu tô bem, e vc?
      Eu não sabia que em BH não tinha consulado da Colombia, que pena. Nesse caso você pode fazer por despachante, sim. Acredito que você pode fazer todo o processo online, pelo site da Cancillería (um processo parecido com o que eu falei aí em cima, apenas deve ter algumas especificações por se tratar de um visto diferente) e depois enviar seu passaporte pra Brasília, para que colem o visto.
      Sobre a entrevista, eu não tenho certeza, mas por se tratar de um visto de trabalho é provável que você não precise fazer. Porque os vistos de trabalho exigem documentos que já comprovam seu vínculo com o país. No caso, a empresa precisa te fornecer uma cópia ou um resumo do contrato, por exemplo. De qualquer forma, minha recomendação é você entrar em contato com o lugar que você vai fazer o passaporte (se for em Brasília, por exemplo) para esclarecer se terá entrevista ou não.

      Agora, sobre seu visto de trabalho, tem certeza que é o TP-7? Esse visto é para quem vai abrir um negócio na Colombia, tem algum sócio por aqui, etc. Se você está sendo contratado por uma empresa, acredito que seja o TP-4, que o visto de trabalho para pessoas que vão ingressar no país com vinculação com alguma empresa.
      Aqui no site da Cancillería tem os tipos de visto e os documentos necessários, dá uma olhadinha: http://www.cancilleria.gov.co/tramites_servicios/visas/clases

      Espero ter ajudado. Um abraço e boa sorte! =)

    • Ivan, eu estava pesquisando sobre se de fato havia um consulado da Colombia em Belo Horizonte e não há. Daí encontrei essa página, que fala que o estado de Minas Gerais está sob a circunscrição do consulado de São Paulo. A página é essa: http://www.colombia.com/colombianos/embajadas-y-consulados/?p=BR

      Nesse sentido, acredito que o lugar correto para você fazer o trâmite seria no Consulado de São Paulo. Mas não posso te afirmar isso com certeza. Minha recomendação é pra você enviar um e-mail pro consulado da Colombia em São Paulo perguntando, e também para o Consulado em Brasília. Procura no Google os contatos e confirme onde você deve fazer o trãmite. Mas como te falei, é possível, sim, fazer via despachante.

  9. Olá, Sarah!

    Tudo bem? Eu fui fazer a solicitação online e tem um espaço para preencher com o endereço na Colômbia, só que eu ainda não tenho endereço certo! No seu caso, você já tinha? Se não, como fez? Eu poderia colocar qualquer um? Agradeço desde já se puder ajudar.

    Um abraço,

    Cristiane

    • Oi, Cristiane! Eu tô bem e você?
      Então, quando eu fiz minha solicitação, eu já tinha endereço, sim, já sabia onde ia ficar. Eu não tenho certeza se você pode deixar esse espaço em branco. Se você tiver algum endereço pra colocar (de um amigo, talvez), eu falaria pra você colocar esse. Se não, tente enviar com esse espaço em branco. Não acredito que eles confiram essa informação, pra falar a verdade.

      um abraço.

  10. Bom dia ,

    No caso tem um amigo meu que é casado na Colombia e tem o vistode lá é possive ele morar aqui no Brasil ?
    porque o casal pretende morar aqui.
    Ele é alemão e ela é da Colombia .

    • Oi, Rebeca! Tudo bem?
      Deixa eu ver se eu entendi: seu amigo é alemão e a esposa dele é colombiana, os dois vão morar no Brasil, é isso?
      Nesse caso os dois precisam do visto para morar no Brasil, esse visto da Colômbia não é válido, não. Apesar de se tratar do visto Mercosul, ele não vale para todos os países, cada país tem suas regras para fazer o visto. O Mercosul simplesmente facilita porque é um pouco menos burocrático, graças aos acordos de reciprocidade entre os países aqui. Mas para eles morarem no Brasil, vão precisar solicitar o visto pra isso. No caso dela, que é colombiana, ela pode solicitar o visto Mercosul, mas aí ela teria que pesquisar o que é necessário para fazer o visto para morar no Brasil, infelizmente eu não sei nformar isso. No caso dele, que é alemão, ele terá que investigar quais são as possibilidades de visto pra ele, mas o visto que ele tem pra Colômbia não serve, não.

      Se eu entendi errado, por favor, explica melhor pra eu ver se posso ajudar, mas se for esse o caso que entendi, então é isso que te falei.

      Um abraço.

  11. Pingback: Coisas que você precisa saber se deseja morar na Colômbia |

  12. Sarah,

    Obrigada pelo seu post, super útil. Me ofereceram emprego em uma universidade privada na Colômbia (perto de Cartagena), e agora estou atrás do processo de visto. Ao ler seu post, escrevi para a universidade para saber se eles aceitam o visto Mercosul para que eu dê entrada, ou seja, se para eles o Mercosul seria funcional também.

    Gratidão enorme pela informação passada, afinal, no próprio consulado não está muito claro (e eu já entrei em contato com eles).

    Saludos,
    Fernanda

  13. Oi Sarah, Muito esclarecedor!
    Deixa eu ver se pode me ajudar, já tenho uma proposta de emprego e pelo que eu vi o visto Mercosul é mais simples do que o de trabalho, eu posso tirar esse visto mesmo com uma proposta?
    obrigado,
    Diego

    • Oi, Diego!
      Sim, você pode tirar o visto Mercosul nesse caso. Ele te dá direito a estudar e trabalhar aqui, se é mais simples, acho que vale mais a pena.
      A não ser que a empresa exija um visto de trabalho. Tem empresas que fazem isso, então você teria que investigar pra saber se essa aceita o visto Mercosul se teria que ser o de trabalho mesmo.

      =)

    • Oi, Mainara! Que bom que esse post foi útil pra você!
      Sobre o valor, eu não me lembro quanto exatamente paguei na época (foi em 2014 que fiz meu visto Mercosul). Acho que foi por volta de R$ 700, um pouco mais, talvez. Mas naquela época o valor do dólar estava diferente.

      Pra você saber quanto vai gastar fazendo o visto agora, é só transformar o valor dele que está em dólar para o real, vendo o câmbio atual. O estudo do visto é 52 dólares e o visto é 211 dólares, atualmente.

      Eu levei mais ou menos duas semanas para fazer todo o processo e ter o visto no meu passaporte, mas pelos comentários que tenho recebido, o processo está mais rápido. Veja o comentário do Anderson aqui embaixo, ele disse que demorou seis dias no total.

      Boa sorte!

  14. Pingback: Como fazer o visto de residente para morar na Colômbia – Renovar o visto Mercosul |

  15. Oi Sarah,
    Primeiramente agradecer a você, pois hoje peguei meu visto e foi seguindo as suas dicas.
    Vamos lá …. Tirei meu atestado de antecedentes diretamente na PF, demorou três dias para ficar pronto, assim que peguei o mesmo, fui até o cartório reconhecer firma da delegada e com firma reconhecida fui até o ERESP para legalizá-lo, demorei mais um dia. Com o atestado legalizado e o passaporte em mãos, entrei no site da Cancilleria e preenchi todo o formulário e enviei apenas a foto, o atestado e a frente do passaporte, em menos de 1 hora me responderam o email já com o boleto referente ao estudo, no valor de R$ 192,00, corri no banco e efetuei o pagto e imediatamente escaneei o comprovante e enviei para o consulado, passados poucos minutos recebi um email solicitando que eu fosse até o consulado para a entrevista. No dia seguinte fui até o consulado logo cedo e o Cônsul me entrevistou, perguntas básicas, visto aprovado, na recepção me deram um outro boleto referente a emissão do visto no valor de 780,00, corri no banco, peguei e voltei no consulado, apresentei o comprovante e em questão de minutos eu estava com o visto colado no meu passaporte. O processo foi super rápido, desde o momento que solicitei o atestado de antecedentes até o visto colado no passaporte foram seis dias. Todo o processo foi em São Paulo.

    • Oi, Anderson!
      Que bom! Fico muito feliz em ter ajudado em alguma coisa com esse post. Muito obrigada por deixar seu comentário aqui contando como foi o processo pra você, porque mais alguém que entrar pode ter informações mais recentes. Pelo que estou vendo do seu relato e do Jeferson, que me escreveu por e-mail, o processo está muito mais rápido! Isso é muito bom, principalmente pra quem vai fazer tudo em cima da hora e é mais uma vantagem pra fazer o visto no Brasil, antes de viajar.
      Espero que você curta muito morar na Colômbia, esse país é incrível. Quando estiver em Cartagena manda um oi!

      Um abraço.

  16. Pingback: Como renovar o visto Mercosul

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s