Zicada!

Essa piada só faz sentido em brasileirês, né?

Essa piada só faz sentido em brasileirês, né?

Vou contar minha nova aventura com o Aedes. Sabe, aquele mosquito que tem um monte de gêneros e transmite um monte de doenças terríveis, apesar do seu tamanho ridículo. Já vivi uma aventura com ele uma vez, quando tive dengue (péssimas lembranças) e agora ele quis me mostrar o que era ser uma pessoa zicada.

Fiquei uma semana passando meio mal, sem saber o que tinha. Achei que era o mal “normal” da minha vida: pressão baixa, ainda mais no calorão, ela despenca. Mas o mal normal estava um pouco anormal, me sentia estranha, com o corpo cansado e me diagnostiquei com uma gripe que resolveu ficar me atacando por dentro, sem querer se expor muito, meio tímida. Tomei um anti gripal porque não queria piorar, mas no dia seguinte acordei com um monte de coisas vermelhas no meu corpo, que coçavam. Alergia? Mas não comi nada de diferente. Fui ver os componentes do remédio e os efeitos que podem causar. Loratadina pode causar erupções na pele, pronto, é isso. Tenho alergia a anti alérgico, alcancei o nível de pessoa mais zicada na vida. Maaaas o que eu não sabia é que eu estava com zica de verdade, a doença que ironicamente se chama Zika .

Tomei um anti alérgico que não era Loratadina, pois até então achava que era alergia a ele e passei uma pomada. As coisas na pele se foram, mas minhas mãos doíam muito, que estranho. Doíam as articulações e pensei: é Chikungunya, que tragédia! Todos aqui desconfiamos, mas não dava para ir ao hospital, pois eu tenho prioridades na vida e minha prioridade naquele momento era passear. Bem, não sou tão irresponsável assim, a verdade é que fora a dor nas mãos, eu não sentia nada mais. Não tive febre, não tive dor de cabeça. “Isso deve ser Zika, porque os sintomas são mais fracos”, concluímos. Sim, uma zica horrorosa na minha vida. No dia seguinte doíam os pés, os joelhos, os cotovelos, todas as articulações. Mas principalmente as mãos. Passei uma semana tomando remédio para a dor e sobrevivendo bem, já que não tive os outros sintomas. Ou talvez o remédio tenha impedido os outros sintomas de se manifestarem.

Já me sinto bem melhor, sem a Zika, mas me sentindo zicada, porque com tanto repelente que eu passo e tantos pernilongos que mato por aqui, foi muito azar mesmo!

Fim.

——

Acontecimentos dos últimos tempos que ninguém quer saber, mas eu quero falar:

– Comecei a reler (pela milésima vez) o livro “O Encontro Marcado”, do Fernando Sabino. Eu amo esse livro, ele está na minha lista imaginária de livros preferidos. Eu costumava ler ele pelo menos uma vez por ano, até que não tive mais tempo. Ou até tinha, mas achava outras coisas pra fazer. Aí me deu vontade de reler e pedi pros meus pais trazerem, quando vierem. To lendo, junto com um outro que o namorado me emprestou, que se chama “Diario de Zlata”, escrito por Zlata Filipovic. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas é muito interessante, se trata de um diário escrito por essa menininha (na época era uma menininha) durante a guerra da ex Iugoslávia. Depois conto o que eu achei. Dizer que estou lendo, não quer dizer que estou fazendo isso rápido, porque infelizmente não posso viver de ler. Se alguém souber de um emprego assim, me avise, por favor.

– Apesar da Zika, tive dias muito gostosos e em paz, de passeios, mar e natureza. Parar e ver que seu estresse não vai resolver nada é muito bom.

– Tô com saudades da Baleia!

– Toda essa discussão sobre “o que é família” me deixou meio revoltada, meio triste, com nó no estômago. Quem decide o que é família são as pessoas que formam uma família, qualquer família. A Baleia, por exemplo, é minha família. E ai de quem falar que não é! Tanta coisa séria e grave acontecendo, vocês não ficam chateados de ver o Congresso perdendo tempo em tentar piorar a vida dos outros?

Passem repelente! Cuidado com a Zika, com a Dengue e com o Chikungunya!

Deixe seu comentário

