Eu ❤ arepas! (Ou as comidas da Colômbia que vou sentir falta #1)

Há pouco tempo atrás escrevi essa postagem para falar sobre as comidas do Brasil que me faziam muita falta aqui na Colômbia. Comentei que, em geral, as comidas são muito parecidas e a forma de alimentação também. Mas, claro, alguns alimentos não existem ou não são produzidos aqui, então de vez em quando bate aquela saudade. Por outro lado, já me acostumei a muitas comidas daqui e sei que quando chegar o momento de voltar ao Brasil vão me fazer muita falta também. Vou compartilhar com os curiosos sobre as comidas da Colômbia aquelas que eu mais gosto e já sinto falta antes mesmo de não ter, mas terei que dividir esse assunto em dois posts, porque esse primeiro vai ser para falar especialmente de uma comida que tem algumas variações e por isso merece toda essa atenção: as arepas!

Se eu tivesse que explicar com minhas próprias palavras o que é uma arepa eu diria o seguinte: é uma comida que tem como base o milho (vários tipos de milho). É feita de uma massa de milho, que pode ser ou não recheada. No caso da arepa assada, se faz como se fosse uma panqueca mais grossa, no mesmo formato. No caso da frita, parece um salgado (como coxinha, croquete, etc.). Já li muitos comentários falando que é uma massa parecida com pão, mas eu não acho nem um pouco parecida. Se consome bastante também na Venezuela e aqui existem muitas variações, dependendo do lugar de origem e do milho usado.

No sentido de “uso” da comida, aí sim, acho que dá pra comparar a arepa com pão, um pão de queijo, por exemplo. Porque você pode comer no café da manhã, no lanche da tarde, à noite, se não quiser jantar e em vários restaurantes você pode optar pela arepa como acompanhamento. É mil e uma utilidades. Vou mostrar as que eu mais gosto.

1 – Arepa de queso

Arepa de queso

Arepa de queso

Essa é minha preferida! Eu poderia comer arepa de queso (de queijo) todos os dias e não ficaria enjoada. Essa da imagem é igual a que encontramos vendendo pelas ruas da cidade aqui, sempre tem um carrinho de arepas. A massa é feita com milho branco e queijo também e depois de assada (na chapa, ou na frigideira), se abre e coloca manteiga e queijo ralado dentro. Aqui geralmente se usa o queijo costenho, que é delicioso. Também dá pra assar ela já com o queijo dentro, aí tem que ser um queijo que derreta, fica simplesmente maravilhoso. Ou só se faz a massa, assa e na hora de comer, come-se acompanhada de queijo. Enfim, é a minha preferida talvez porque como boa mineira, eu amo queijo demais da conta.

2 – Arepa de huevo

Arepa de huevo

Arepa de huevo

Essa está em segundo lugar na minha lista, mas eu como com menos frequência por motivo de: extremamente calórica. Ela é típica aqui da costa, feita com milho amarelo e recheada com carne moída e ovo. Sim, um ovo inteiro! Aqui se consome muito salgados, que são chamados de “fritos”, assim como nós comemos no Brasil pastel, coxinha, bolinho de bacalhau, etc… Aqui também tem vários deliciosos, entre eles, a arepa de huevo. Essa arepa é muito difícil de encontrar em cidades do interior, como Bogotá, por exemplo. Então mais que saudade da Colômbia, quando eu ficar com vontade de comer arepa de huevo, vai ser saudade de Cartagena mesmo.

3 – Arepa de Choclo

Arepa de Choclo

Arepa de Choclo

A arepa de choclo é feita com esse tipo específico de milho, “choclo”, e está em terceiro lugar na minha lista. Ela é preparada assada, como a arepa de queso, mas o que eu gosto nela é que ela tem um gostinho meio adocicado e meio salgado ao mesmo tempo, por causa do milho. Se come acompanhada de qualquer coisa, mas geralmente é queijo. O legal é o contraste que o salgado do acompanhamento dá com o sabor da arepa.

Essas são minhas preferidas, mas existe uma infinidade de tipos de arepas. Sério. Se você vai nos supermercados aqui, vai encontrar muita variedade. E minha tristeza é pensar que quando chegar nos supermercados do Brasil não vou encontrar nenhuma arepinha pra comprar. Sim, é possível fazer arepa no Brasil, porque a base é o milho moído. Acho que dá um trabalhão, mas é possível. Outra opção vai ser transportar farinha a cada viagem. Aqui vendem farinhas de milho pré-cozido pra preparar arepas e não, não adianta tentar fazer com fubá, milharina, nada disso, pode ficar algo parecido (se sair), mas não será uma arepa.

Entenderam porque ao falar das comidas que vou sentir falta era necessário uma postagem só para as arepas? Elas são simplesmente uma das melhores coisas que eu já comi na vida.

————————-

Se alguém chegou aqui por acaso querendo saber mais das comidas colombianas e/ou querendo viajar para Cartagena, deixo como dica o blog que meu amigo Edgard fez, que fala sobre o que comer aqui e mais um monte de coisas legais. Pra dar uma olhada, clique AQUI!

Um comentário sobre “Eu ❤ arepas! (Ou as comidas da Colômbia que vou sentir falta #1)

  1. Pingback: Vou estocar buñuelo (Ou as comidas da Colômbia que vou sentir falta #2) | Sarices

Deixe seu comentário

