Meu cabelo, minha identidade

Muitas pessoas têm elogiado meu cabelo cacheado e eu não vou ser modesta, ele está cada dia mais bonito. Sabe por quê? Porque aprendi a cuidar dele. Vocês podem não acreditar, mas foi apenas no ano passado, com 27 anos, que aprendi a cuidar do meu cabelo. Parece meio óbvio cuidar de um cabelo, né? Lavar com xampu, um condicionador, pentear e pronto. Mas não é só isso, especialmente pra cabelos crespos e cacheados. Eu não aprendi a cuidar do meu cabelo antes por uma razão: meu cabelo está fora dos padrões de beleza. “Ai, Sarah, que exagero! Cabelo cacheado tá até na moda!”. Só que não existe essa coisa de cabelo “da moda” e sobre esse assunto recomendo esse vídeo AQUI.

Nunca alisei meu cabelo, acho que só fiz chapinha nele duas vezes na vida e nunca quis fazer nenhum tipo de escova progressiva, sempre gostei dos meus cachos. Mas nunca gostei do volume. Queria ele cacheado, mas queria um cacheado nos padrões de um cabelo liso. Então sempre andava com ele preso ou meio preso quando era criança, tinha vergonha de usar ele solto. Depois, na adolescência, comecei a fazer relaxamento no meu cabelo e fiz durante muitos anos, sei lá, uns 10. Essa é uma coisa da qual me arrependo profundamente nos dias de hoje, porque meu cabelo nunca mais foi o mesmo depois desses anos de produtos químicos. O pior é que eu nem gostava tanto assim do resultado, só gostava que ele não tinha muito volume. Ou seja, apesar de nunca ter alisado meu cabelo, também nunca tinha assumido ele do jeito que era de verdade.

Não sei explicar o que me fez mudar de ideia. Ninguém me falou sobre isso, nem li ou vi nada em lugar nenhum. Acho apenas que me cansei dos resultados dos relaxamentos. Comecei a perceber também que perdi muito cabelo durante todo esse processo e fiquei imaginando que em algum momento ia ficar careca. Me assustei e resolvi não fazer mais relaxamento. Mas quem passa qualquer tipo de química no cabelo sabe que raízes crescendo são um problema. Chegou um momento que meu cabelo estava sem forma, feio, seco, horroroso. Juntou isso com a vontade de mudar de visual e decidi cortar meu cabelo bem curto. Dessa vez eu queria volume, queria um black power, se fosse possível (infelizmente não é). Já tem mais de 1 ano que fiz essa mudança radical e pouco tempo depois do corte, descobri vários sites e canais no YouTube sobre cuidados com o cabelo cacheado. Aprendi muitas coisas e é isso que está fazendo meu cabelo ficar melhor cuidado e totalmente saudável e natural, que era o que eu queria.

Bem, o caso é que às vezes fico pensando nesse assunto, sobre como algo parece tão bobo e pequeno (cuidar de um cabelo, manter ele natural), mas na verdade tem a ver com uma coisa muito maior. O padrão de beleza vigente é um padrão que não admite pessoas gordas, negras, com cabelos crespos (e tantas outras pessoas). “Ai, Sarah, oh você exagerando de novo! Tem um monte de artistas com essas características que você falou”. Sério? Um monte? Não vejo eles por aí, não. Além disso, podemos listar uma série de situações que mostram que um cabelo que não é liso está, sim, fora dos padrões. Eu consigo pensar em algumas.

Por exemplo, quantas referências em programas infantis/juvenis que não tenham cabelo liso, de preferência loiro, vocês conseguem lembrar? Pra quem tem mais ou menos a minha idade é ainda mais difícil encontrar referências da nossa época. Só consegui me lembrar de uma, a Biba, do Castelo Rá-tim-bum, lembram dela? Oh, a foto aqui:

Biba, fofa

Biba, fofa

É a única negra, de cabelo cacheado, que consigo me lembrar da minha infância. Mesmo assim, ela vivia com o cabelo preso no programa.

Outra situação: alguém de cabelo liso já fez uma mega produção pra uma festa, deixou o cabelo solto e recebeu em troca comentários do tipo: “nooooossa, mas não vai dar um jeitinho nesse cabelo, não?”. É claro que não, né? Cabelos crespos e cacheados são sempre vistos como bagunçados. Tanto que existe um milhão de relatos de mulheres em seus locais de trabalho que foram abordadas por seus chefes para irem com o cabelo “mais arrumado”, ou seja, liso ou preso.

Mais exemplos: um cabelo black power é chamado de “exótico” e nos casos mais racistas, cabelos crespos e cacheados são chamados de sujos. As propagandas dos produtos para cabelos cacheados sempre falam algo do tipo “domar os cachos”, “reduzir o volume”. E os cachos aceitáveis são sempre aqueles na verdade ondulados, ou com cachinhos perfeitos, como feitos com modeladores, nunca o cabelo real.

Quando eu era criança, não havia muita informação sobre como cuidar de cabelos cacheados. Minha mãe fez o que estava ao seu alcance, com as poucas condições que tinha e nunca alisou o cabelo de suas 3 filhas cacheadas (obrigada, mãe!). Hoje em dia, felizmente existem muito mais produtos e muito mais informação. Isso é ótimo, porque quando uma criança, uma adolescente aprende desde cedo a manter seu cabelo lindo e saudável do jeito que ele é, ela aprende também que não precisa se encaixar em um padrão para ser bonita.

Que fique claro: acho, sim, que uma mulher pode decidir manter seu cabelo liso, se ela quiser, se ela se sentir bem assim. O que não pode continuar acontecendo é que ela não tenha a opção de manter seu cabelo cacheado ou crespo, seu cabelo natural. Por isso, manter o cabelo natural não é só uma questão de estética e não é de jeito nenhum uma moda, mas é, sim, uma questão de identidade. E que bom que cada vez mais as mulheres e homens têm assumido sua indentidade com seus blacks, seus cachos, suas tranças, seus turbantes! Chega de tentar se encaixar nesses padrões preconceituosos!

Hoje em dia eu amo meu cabelo, amo meus cachos, amo meu volume (quero mais e mais volume!). Espero que não seja preciso tantos anos para que as meninas de hoje em dia se deem conta de como seus cabelos são maravilhosos, como aconteceu comigo.

 

——————

Bônus: Canais no Youtube e sites que me ajudaram e me ajudam a cuidar dos meus cabelos.

Mari Morena: Ela tem uns vídeos muito legais sobre como finalizar (pentear) o cabelo, hidratações e sobre produtos sem nada de químicos. O canal dela no YouTube é esse AQUI e o blog dela é esse AQUI.

Fernanda Chaves: Gosto dos vídeos dela especialmente pelas dicas de penteados e pelos produtos caseiros que ela ensina fazer. O canal no Youtube é esse AQUI.

* Cinthya Rachel: Sabe a Biba do Castelo Rá-tim-bum, que falei lá em cima? Pois é, ela tem um canal no Youtube também. Fala sobre outras coisas que não tem nada a ver com cabelos, mas geralmente fala sobre isso também. O canal dela é esse AQUI.

* Cacheia: Esse site é maravilhoso! Praticamente tudo o que você quer saber sobre como cuidar de cabelos crespos e cacheados dá para encontrar AQUI!

 

 

Deixe seu comentário

