Olhares sobre a América Latina

alguma coisaAcredito que há várias razões que expliquem por que os brasileiros, em geral, não se percebem como latino-americanos. O idioma certamente é uma delas, a dificuldade de comunicação. Se partimos de algumas perspectivas, é meio compreensível esse afastamento que, pelo que eu percebo, é uma via de mão dupla, ou seja, o Brasil se isola dos demais países da América Latina, mas os outros países também isolam o Brasil, em certa medida.

No caso do Brasil, acredito que a construção dessa identidade, por exemplo, passa pela educação, sobre o que aprendemos na escola, por exemplo. Passamos anos no colégio aprendendo sobre a história da Europa e mal sabemos quais são os países que fazem fronteira com o nosso. Não aprendemos sobre nossa história e como ela conversa com a  dos países vizinhos, não aprendemos sobre nossa cultura. Nos preocupamos mais com o que acontece do outro lado do mundo (não que se preocupar com isso seja algo ruim), do que com o que acontece ao nosso lado, no nosso próprio continente.

Eu, particularmente, acho isso bem triste. Triste porque com isso deixamos escapar a força que teríamos se nos uníssemos para resolver problemas em comum (e são muitos). Triste porque perdemos a chance de dialogarmos muito mais em relação às pesquisas acadêmicas, por exemplo. Também porque deixamos de conhecer manifestações culturais, músicas, literaturas, artes. Creio que isso nos empobrece bastante.

Já faz um bom tempo que tenho buscado conhecer e me integrar mais em relação ao que acontece nos outros países da América Latina. Mas sei que isso é um processo também. Eu me indentifico como latino-americana e tento sempre plantar a sementinha na cabeça das pessoas ao meu redor sobre o que pode significar essa identidade.

Por esse motivo comecei outro blog junto com meu namorado, um colombiano que também compartilha comigo esse sentimento. Somos latino-americanos, amamos ser e queremos compartilhar nossos olhares sobre isso com as pessoas! Esse blog, Sarices, não vai acabar, mas se você passar por aqui e se interessar pelo tema e pelo que vamos falar por lá, clique AQUI para conhecer. Nossa primeira postagem é sobre grafites em um bairro de Cartagena de Indias. Todas as postagens serão feitas em espanhol e português. A princípio é um blog bem simples, mas a ideia é aprimorar aos poucos. Espero que vocês gostem de lá também!

Um abraço!

Um comentário sobre “Olhares sobre a América Latina

  1. Pingback: As músicas que não saem da minha cabeça #3 – Clube da Esquina |

Deixe seu comentário

