Repost: 10 perguntas e respostas definitivas sobre viajar para Cartagena de Indias

Foto: Sarah F. Toledo

Foto: Sarah F. Toledo

Como vocês sabem, há pouco mais de um ano eu me mudei para Cartagena de Indias, Colombia. Desde então, alguns conhecidos e amigos, ou pessoas que aparecem por acaso aqui no blog entram em contato para fazer perguntas sobre o que fazer em Cartagena. Eu já fiz alguns posts aqui sobre o assunto, mas resolvi direcionar esse tipo de texto para o outro blog, que mantenho com o Cristian, o Nossa América Latina. Lá vamos comentar bastante sobre Cartagena e dar algumas dicas, embora a cidade não seja o foco do blog. Então se você chegou aqui procurando informações sobre Cartagena, encontrará algumas, mas eu recomendo que siga meu outro blog para novas dicas mais gerais. Claro que sempre que for uma experiência mais pessoal minha, irei compartilhar aqui também, como foi o caso do Vulcão de Totumo. Aqui no blog, quando eu falar sobre Cartagena e Colombia, pretendo me focar mais na minha experiência em viver nessa cidade, curiosidades que eu, como estrangeira, encontrei e coisas desse tipo. Até porque esse é um blog pessoal mesmo.

Bem, mas então como uma espécie de “despedida” desse assunto, resolvi repostar justamente o que publicamos essa semana lá no Nossa América Latina. Escrevemos esse post com as perguntas mais frequentes que recebemos sobre viajar para Cartagena, que são dúvidas bem básicas, mas que principalmente quem vai viajar pela primeira vez tem. Vejam aí.

 

——-

Quando vamos viajar é comum termos muitas dúvidas sobre o lugar para onde vamos e é muito bom quando encontramos pessoas que conhecem bem a cidade, ou já tiveram alguma experiência nela, para nos ajudar com algumas questões específicas. Nós moramos em Cartagena de Índias, é a cidade natal do Cristian e por isso recebemos muitas perguntas sobre viajar para cá. São dúvidas de amigos, conhecidos e, depois da criação do grupo “Cartagena de Indias para brasileiros”, de muitos desconhecidos também. Alguns questionamentos se repetem insistentemente e por isso resolvemos selecionar as perguntas mais frequentes para responder aqui. São perguntas e respostas definitivas porque aparecem a todo momento e certamente qualquer pessoa que visite Cartagena de Indias pela primeira vez irá pensar nelas.

Para não perder mais tempo, vamos começar!

1 – Preciso ter um passaporte para viajar para a Colômbia?

Não. O acordo que a Colômbia tem com os demais países do Mercosul permite que você entre no país somente com seu documento de identidade. Assim, nacionais de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela podem entrar na Colômbia sem a necessidade de passaporte, portando seu documento de identidade, para questões de turismo. Porém, se puder levar passaporte,  é melhor ainda.

 

2 – Em relação ao dinheiro, é melhor levar dólares ou reais para trocar por peso? Posso comprar pesos colombianos no Brasil e levar?

Essa é a pergunta mais feita e não existe uma resposta objetiva para ela. Vamos por partes. Primeiro, é um pouco difícil encontrar pesos colombianos para comprar no Brasil a bom preço. Você vai encontrar? Sim. Mas pelo fato de a Colômbia não ser ainda um destino tão frequente para os brasileiros como Argentina ou Chile, as casas de câmbio geralmente pedem que se faça uma reserva e, definitivamente, o preço não será muito bom. Com o aumento do turismo de brasileiros para a Colômbia isso provavelmente vai mudar em pouco tempo, mas no momento essa seria sua pior escolha.

E então, levo reais ou dólares para Cartagena? Se na verdade você quer saber o que vai fazer seu dinheiro render mais, não temos essa resposta. Tudo depende principalmente da variação do dólar em relação às duas moedas, e da variação do real em relação ao peso. Pode ser que hoje valha mais a pena comprar dólares no Brasil e levá-los para comprar pesos na Colômbia. Mas não significa que isso é regra e sempre será assim. Por isso, ao programar sua viagem, você precisa pesquisar o valor do peso colombiano em dólar e em real, fazer as contas e ver o que compensa mais. Não podemos dar uma resposta definitiva para isso, porque o preço muda a cada dia, como vocês sabem. Nossa recomendação no momento é que você leve um pouco de dólares e um pouco de reais, pois o dólar está com um preço alto nos dois países e porque talvez você consiga uma casa de câmbio que negocie um valor razoavelmente bom para o real. Além disso, recomendamos que você leve um cartão internacional desbloqueado, caso seja necessário fazer algum saque.

 

3 –  Posso levar meu cartão internacional para fazer saques aí? Como funcionam os caixas eletrônicos em Cartagena?

Com o seu cartão internacional você pode ir a qualquer caixa e fazer um saque diretamente da sua conta corrente no Brasil, não é necessário sacar do cartão de crédito, basta que você selecione a opção correta no momento. Lembre-se que cada banco cobra uma taxa para fazer saques internacionais, então você precisa conhecer o valor cobrado pelo seu banco para não ter surpresas depois, ou fazer as contas erradas. Alguns bancos da Colômbia cobram uma taxa adicional para que você realize o saque. Os que não cobram essa taxa são o ATH e o Colpatria, então preferencialmente procure esses caixas. Às vezes vale mais a pena levar o cartão e sacar o dinheiro, mesmo pagando a taxa de saque, pois o banco paga um pouco mais que as casas de câmbio. Mas reforçamos: isso não é definitivo. Por isso recomendamos que você pesquise e faça as contas antes de viajar e, na dúvida, utilize todos os meios: dólar, real, cartão internacional.

 

4 – Onde posso comprar pesos colombianos em Cartagena?

Existem casas de câmbio por todas as partes do setor turístico da cidade e no aeroporto. O lugar onde você pode encontrar mais casas e, por isso, um preço um pouco melhor é no centro histórico, ao lado do Portal de los Dulces (Portal dos doces).

 

5 – Preciso tomar a vacina de febre amarela para viajar para Cartagena?

Segundo o site da Anvisa é recomendado que você tome a vacina, sim. O site não informa que é obrigatório. Então, se você vai viajar às pressas e não terá muito tempo para tomar a vacina e fazer seu cartão internacional, não fique preocupado com isso, você não será impedido de viajar. Porém, se você tem tempo para tomar a vacina, tome. Bolívar, que é o departamento (estado) onde Cartagena está localizada, está na lista de lugares onde se faz necessário tomar a vacina. Embora o risco no litoral seja muito pequeno, prevenir-se nunca é demais. E se você pretende viajar para outros lugares da Colômbia, além de Cartagena, também é muito melhor que você tome a vacina e faça seu cartão. Se você vai viajar para Santander, Norte de Santander, Bolívar, Boyacá, Huila, Arauca, Caquetá, Casanare, Cesar, Guainía, Guaviare, a Guajira, Meta, Putumayo, Vichada, Amazonas e Vaupés, procure se vacinar antes de ir. Isso não demora muito e não tem custo algum.

 

6 – Qual o melhor lugar para me hospedar? Já li sobre o centro histórico e Bocagrande. Qual dos dois é melhor?

Depende dos seus objetivos. Bocagrande é um bairro localizado numa área nobre da cidade. Há hotéis localizados de frente para o mar e muitos restaurantes, comércios, etc. Para chegar ao centro saindo de Bocagrande até seria possível ir caminhando, mas o calor intenso não permite. Então para todos os passeios que você pretende fazer no centro deverá pegar um táxi. O custo dos hotéis e dos restaurantes também costumam ser mais caros em Bocagrande. No centro histórico, além dos hotéis você também pode encontrar hostels, que obviamente têm um valor mais econômico para as diárias. Estando no centro histórico você estará perto dos museus e das atrações históricas, além das muralhas, claro. Ou seja, poderá fazer tudo a pé. Por outro lado, estará um pouco longe das praias que ficam dentro da cidade e precisará de táxi para chegar até elas. Além dessas duas opções, existe o bairro Getsemaní. É um bairro que fica na região amuralhada da cidade, ao lado do centro. Há alguns anos vem se convertendo no bairro boêmio da cidade, com muitos barzinhos, baladas e restaurantes. Existe uma infinidade de hostels para se hospedar em Getsemaní, que é mais uma opção econômica. Enfim, com essas informações apenas você poderá decidir qual é o melhor lugar para se hospedar, como já foi dito, depende dos seus objetivos e do roteiro que você tem para sua viagem.

 

7 – É caro comer em Cartagena? Qual o preço médio dos restaurantes?

Cartagena tem opções para todos os gostos. Você vai encontrar restaurantes chiques e caríssimos, com pratos no valor mínimo de $ 40.000. Mas você também encontra restaurantes onde o almoço completo (salada, arroz, carne ou peixe, patacón ou batata frita) custa por volta de $ 15.000, poderíamos dizer que esse é o preço médio. Porém, se você prestar bastante atenção nas portinhas dos restaurantes do centro e de Getsemaní, consegue encontrar almoços por $ 12.000, $ 10.000 e até $ 8.000 (aproximadamente R$ 10,00). Não menospreze esses restaurantes. Podem não ser lugares chiques, mas a comida geralmente é muito boa, então se você vai viajar com um orçamento mais baixo, vale totalmente a pena! E se você não se importa em comer comidas de rua, como hambúrguer, cachorro-quente e salgados, por exemplo, encontra opções mais baratas ainda.

 

8 – O que fazer em Cartagena? Quais as opções de turimo? E baladas?

Essa pergunta não vamos responder aqui, agora. Aos poucos, nesse blog, vamos falar sobre nossas experiências em vários lugares de Cartagena (leia AQUI a proposta desse blog – em português e espanhol). Se você quiser, siga o blog para não perder nossos posts sobre isso. Para não te deixar sem nenhuma informação, recomendamos o blog Pa onde!… Cartagena de Indias. O Edgard, um amigo nosso, fez um trabalho muito legal e super completo sobre o que comer, onde ir durante o dia, baladas, passeios. Vale a pena ir lá e dar uma lida, porque tem muitas recomendações legais. Você ainda pode acessar o blog do Cristian, sobre Cartagena, clicando AQUI. Lá também tem muitas informações sobre o que fazer na cidade.

 

9 – Quantos dias são necessários para conhecer os principais pontos turísticos de Cartagena?

Uma semana a 10 dias são suficientes para conhecer com calma todos os pontos turísticos de Cartagena, ir às ilhas e conhecer as praias dentro da cidade. Como vocês devem saber, não é uma cidade muito grande. Se você pretende ir também a San Andres, recomendamos que passe 3 a 4 dias em Cartagena e aproveite mais as praias de San Andres.

 

10 – Os táxis em Cartagena são baratos?

Em comparação ao Brasil, sim. Em comparação a outras cidades da Colômbia, não. Então se você vai visitar mais de uma cidade, talvez se assuste um pouco com as mudanças de valores. É importante dizer que em Cartagena os táxis não têm taxímetros. Então antes de entrar no táxi, pergunte ao motorista quanto vale a corrida para o lugar que você quer ir, não deixe para perguntar após já ter chegado no destino, porque infelizmente muitos taxistas se aproveitam dos turistas para cobrar preços abusivos. Se você achar muito caro (qualquer corrida acima de $ 15.000 é muito cara!), não deixe de negociar e se o taxista for irredutível, apenas deixe ele ir e pare outro táxi.

 

Enfim, essas foram as 10 perguntas mais frequentes que recebemos sobre viajar para Cartagena de Indias. Esperamos que nossas respostas sejam de ajuda para vocês. Boa viagem!

Anúncios

2 comentários sobre “Repost: 10 perguntas e respostas definitivas sobre viajar para Cartagena de Indias

    • Oi, Thaís! Como expliquei no post, não é obrigatório tomar a vacina amarela para entrar na Colômbia, segundo o site da Anvisa, mas é recomendado. Em Cartagena o risco é praticamente inexistente. Porém, com o surto de febre amarela no Brasil, pode ser que solicitem o cartão de vacina. Eu não sei como está o controle nesse momento. Eu recomendaria que vc tome e faça o cartão, para garantir.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s