Como renovar o visto Mercosul

passaporte

 

Leia mais: Como tirar o visto Mercosul para morar na Colômbia

Leia mais: Como tirar o visto de residente para morar na Colômbia – renovação do visto Mercosul

 

Como vocês sabem, eu moro atualmente na Colômbia e tenho o visto Mercosul. Há alguns meses criei um passo a passo sobre como fazer esse visto para morar na Colômbia, o link vocês têm aí em cima. Esse post tem recebido muitas visitas e algumas pessoas já comentaram que foi útil para elas. Fico feliz em saber que pude ajudar porque sei como é complicada toda essa coisa de burocracia e como nem sempre as informações estão acessíveis ou bem explicadas. Por isso resolvi fazer esse outro post, sobre a renovação do visto Mercosul.

Bem, o meu visto vai vencer em setembro desse ano (ele tem a validade de 2 anos, como vocês devem saber). Eu procurei informações sobre a renovação do visto Mercosul, já que pretendo continuar morando na Colômbia por um tempo. Sabem o que eu encontrei? NADA! Absolutamente nada. Após escrever diretamente para a Cancillería da Colômbia, fazendo algumas perguntas, consegui informações e resolvi compartilhar aqui o que descobri. Então esse post é para você que já tem o visto Mercosul e precisa renová-lo.

Eu pensei que continuaria tendo o mesmo visto Mercosul e não seria necessário muita coisa, apenas poucos documentos e pagar alguma taxa. Não sei como é o trâmite em outros países, mas na Colômbia não existe propriamente uma renovação do visto, o que você fará é um outro trâmite, para receber o visto de residente.

Se você possui o visto Mercosul por 2 anos ininterruptos e está residindo na Colômbia, você pode solicitar sem problemas o visto de residente, que vale por 5 anos. Atenção! Você não pode esperar que o visto Mercosul vença para solicitar o de residente, você deve pedi-lo com 30 dias de antecedência do vencimento do visto que você já tem.

Para solicitar o visto de residente, são necessários os seguintes documentos:

  • Cópia da página principal do passaporte, onde aparecem todos os dados do solicitante.
  • Apresentar o passaporte ou documento de viagem com vigência mínima de 180 dias e pelo menos 2 páginas em branco.
  • Cópia da página do passaporte onde conste o último carimbo de entrada e saída da Colômbia.
  • Cópia da página do passaporte onde conste o último visto adquirido.
  • Se você vai fazer o seu visto fora do Brasil e da Colômbia, precisará confirmar que sua estadia nesse outro país  é legal e autorizada.
  • Certificado de antecedentes penais e/ou judiciais expedidos pelas autoridades colombianas.
  • Certificado de Movimento Migratório expedido pela Unidad Administrativa Especial Migración Colombia, que não tenha validade maior a 3 meses.
  • Cópia da cédula de extranjería.
  • Documento que comprove ocupação ou fonte de ingresso.

Segundo me foi informado, esse documento de comprovação de ocupação ou fonte de ingresso não precisa ser expedido por uma empresa. Ou seja, se você não está empregado em uma empresa ou instiuição que faça esse documento, você mesmo pode escrever uma declaração que comprove sua situação nesse sentido. Na resposta que recebi do Ministério de Relações Exteriores, fui informada de que eles não podem indicar qual documento apresentar ou não, cada pessoa deverá decidir que documento apresentar, desde que seja idôneo, para demonstrar a atividade ou ofício que realiza na Colômbia.

Bem, com esses documentos em mãos, você deve ir ao site da Cancillería e fazer todo o processo de solicitação de visto de residente on-line, assim como você fez ao solicitar o visto Mercosul. Você também pode fazer esse visto pessoalmente, se estiver em Bogotá.

O valor do estudo do visto de residente é de $ 52 (dólares) e o valor do visto e $ 391 (dólares) (sim, muito dinheiro!). A validade desse visto, como já foi dito, é de 5 anos.

Essa provavelmente é a melhor opção para renovar seu visto, principalmente porque a validade dele é maior. Mas não é a única possibilidade. Se você é casado (a) com um colombiano (a), ou está em uma relação estável (chamada na Colômbia de “unión libre”), você pode pedir o visto de cônjuge (TP 10). Ele dura por menos tempo, tem a validade de 3 anos, mas é menos burocrático e mais econômico para fazer. Com ele você também pode trabalhar, estudar, fazer tudo o que queira fazer.

Para fazer o visto de cônjuge, você precisará dos seguintes documentos:

  • Cópia da página principal do passaporte, onde aparece todos os dados do solicitante.
  • Apresentação do passaporte ou documento de viagem com vigência de no mínimo 180 dias e pelo menos duas páginas em branco.
  • Cópia da página do passaporte com os últimos carimbos de entrada e saída da Colômbia.
  • Cópia da página do passaporte onde conste o último visto adquirido.
  • Se você fizer o visto fora do Brasil ou da Colômbia, é necessário um certificado de que sua permanência no país é legal e autorizada.
  • Registro civil do casamento (ou da união estável), ou cópia autenticada. (Que tenha sido solicitada com no máximo 3 meses de antecedência do requerimento do visto.)
  • Cópia da cédula de identidade do cônjuge ou companheiro colombiano.
  • Carta do cônjuge colombiano, requisitando o visto para você.

O valor do estudo do visto de cônjue é $ 52 (dólares) e o valor do visto é $ 211 (dólares).

Com todos os documentos em mãos, da mesma maneira, é preciso fazer a solicitação pelo site da Cancillería, ou pessoalmente.

 

Eu provavelmente farei o visto de cônjuge, já que meu namorado é colombiano e em breve estaremos oficialmente casados. Mas, na verdade, farei esse visto muito mais por questões econômicas no momento, já que o TP10 é um pouco mais barato. Se você me pedir uma recomendação, recomendo que faça o de residente de uma vez, se tiver todo esse dinheiro. Claro que se você não está casado ou em uma relação estável com um colombiano (a), não tem outra opção.

Depois que eu fizer todo o trâmite do visto, contarei como foi o processo. Como vocês viram, não há segredo algum, só falta um pouco mais de informação disponível na internet.

Se você ainda ficou com dúvidas, entre em contato com a Cancillería, como eu fiz. Eu entrei em contato por e-mail,  e demoraram cerca de 7 dias para me responderem. Mas você estiver na Colômbia, pode telefonar também.

Espero que esse post seja de ajuda para quem procura informações sobre renovar o visto Mercosul e, como eu, não havia encontrado nada.

Anúncios

6 comentários sobre “Como renovar o visto Mercosul

  1. Pingback: Como fazer o visto de residente para morar na Colômbia – Renovar o visto Mercosul |

  2. Olá tenho uma dúvida eu tenho o visto Mercosul também moro na Colômbia pois tive alguns problemas e precisei ficar no Brasil por 6 meses, com essa entrada e saída do País eu posso solicitar o visto de residente para 5 anos?

  3. Olá, Sarah. Muito obrigada pelo seu post. Realmente, é muito difícil encontrar essas informações e a comunicação com o Consulado em São Paulo também não é fácil. Quando tirei o visto, tive que vasculhar muito para encontrar todas as informações de que precisava e agora, para renovar, está sendo igual. O seu post esclareceu muita coisa! Obrigada por compartilhar.

    • Oi, Marion! Que bom! Fico feliz em poder ajudar em alguma coisa. Realmente, quase não há informação disponível sobre isso, se a gente não vasculha tudo, como você falou, não tem jeito… espero que dê tudo certo com sua renovação. Um abraço.

  4. Pingback: Como tirar o visto Mercosul para morar na Colômbia

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s