A tranquilidade em saber quem está comigo nas trincheiras

Vamos deixar de lado por um breve momento, que o dia de ontem, naquele circo de horrores foi sobre o impedimento da Dilma. Vamos lembrar só daquele cenário.

Eu vi deputados corruptos com máscaras de bons moços falando contra corrupção.

Vi deputados invocando o nome de Deus no meio da sujeira que eles fazem. 1 – envolvendo Deus em coisas que duvido que Ele gostaria de estar envolvido (a César o que é de César…); 2 – ignorando que o Estado é laico e eles estão ali para antender o interesse do povo, não da igreja ou religião deles.

Vi o Bolsonaro, esse canalha, que deveria estar preso só pelas coisas que diz, homenageando um dos principais torturadores da história do país.

Vi gente falando da família, da igreja, da avó, do papagaio, da lua no céu, mas não do argumento que consta no processo de impeachment.

Vi deputado citando revolução francesa e Martin Luther King pra votar sim e concluí que lhes falta um pouco de leitura da História.

Vi machismo, homofobia, falso moralismo, falta de caráter.

Vi um acusado e investigado de corrupção liderando esse circo todo.

Vi a imprensa internacional falando do golpe que está acontecendo no Brasil, enquanto a imprensa brasileira alimenta esse golpe.

Foi um dia triste. Hoje é um dia triste. Não apenas pelo resultado, mas por ver que enquanto esses deputados, com esses pensamentos estiverem aí, tudo será uma grande bosta, independentemente de quem seja presidente.

Mas algo me causa uma grande felicidade: saber que não estou do lado dessas pessoas. Esses dias atrás estava circulando um trecho do Hemingway nas redes sociais, que diz:

“- Quem estará nas trincheiras ao seu lado?

– Isso importa?

– Mais do que a própria guerra”.

Nada nesse momento pode ser mais verdadeiro. Eu olho ao redor e não estou ao lado desse tipo de pessoa. Isso é motivo de felicidade pra mim. Porque mesmo que nossa luta tenha perdas e baixas, nossa cabeça está erguida. Não compactuo com o tipo de pensamento que vi ontem naquele circo e quem está do meu lado também não. Isso me tranquiliza imensamente no meio desse caos.

 

Deixe seu comentário

