Internet não é só Facebook #1: canais para acompanhar no Youtube

 

Cá estou eu iniciando mais uma série de postagens. Isso está saindo do meu controle, eu sei. Mas não posso evitar que os assuntos que me interessam falar aqui não caibam em uma única publicação.

Eu sei que hoje em dia existem outras redes sociais que são, inclusive, preferidas por muitas pessoas no lugar do Face (como carinhosamente o chamamos). Mas, do meu ponto de vista, ele ainda contina sendo um grande “ponto de encontro”, por isso o escolhi para ser uma alegoria que represente todas as outras redes sociais. Entendam, então, que quando eu falo Facebook, estou falando de todas as redes e, no fundo, o que eu quero dizer é: existem infinitas coisas para se fazer na internet, muito mais legais e saudáveis que expor demais a própria vida ou monitorar a vida dos outros (ah, vocês sabem que a gente faz isso, não diz que não).

Além disso, eu sou velha. Sou do tempo que a gente esperava dar meia-noite para acessar a internet discada. Sou do tempo que não existia nem Orkut (os mais jovens nem vão saber o que é isso). Acho que por esse motivo, naquele tempo a gente explorava um pouco mais o que a internet tinha para oferecer, o que, comparado aos dias de hoje, era muito pouco. Ou talvez seja só uma impressão saudosista minha mesmo. Mas pelo que eu vejo, hoje, apesar de termos muito mais coisas disponíveis, estamos sempre presos em dois ou três sites e aplicativos. Sim, me incluo nisso porque apesar de nunca ter sido viciada nas redes sociais, já perdi preciosas horas da minha vida nisso.

Atualmente, por falta de paciência, tenho me afastado das redes sociais e aproveitado melhor meu tempo na internet e quero compartilhar o que eu tenho encontrado de bom por aqui. Resolvi começar pelo Youtube. Claro, sempre tem aqueles vídeos virais, bobos, fofos ou engraçados que valem a pena ver porque a gente precisa dessas bobagens necessárias para ser feliz na vida. Mas fora isso, o Youtube tem conteúdos muito interessantes e úteis. Vou compartilhar os canais que eu tenho acompanhado no momento. Talvez vocês gostem. O link para cada um deles estará em seus nomes. Vamos por área.

Para cozinhar

Eu não sou muito boa na cozinha. Não é como se eu não soubesse fritar um ovo, eu até sei fazer bastante coisas, mas é o básico, aquela comida do dia a dia. Para coisas um pouquinho mais elaboradas, ou se quero fazer algo diferente, gosto de contar um uma boa receita que me ajude, então eu sou dessas que veem vídeos de receitas, programas de culinária e tudo mais. Sem falar que isso é altamente relaxante (tanto cozinhar, como assitir programas de culinária). Tenho meus canais preferidos do momento, que são:

Panelaterapia: É o meu canal preferido de culinária! Porque os vídeos são curtos, didáticos e todas as receitas da Tati Romano que já testei deram certo. Sério, não teve nenhuma que deu errado até agora. Eu gosto das receitas dela porque são as comidas que a gente faz em casa, com ingredientes que a gente encontra com facilidade.

Receitas de minuto: Também gosto muito desse canal pelas receitas práticas, fáceis e muitas vezes rápidas que são ensinadas. Tem tanto vídeo que acho que nunca vou dar conta de tentar fazer tudo, é muita coisa gostosa para escolher!

Gastronomismo: O canal da Isadora é bonito de se ver. As comidas sempre ficam lindas. Nem sempre são muito práticas (na maioria das vezes, sim), mas todas as vezes, você olha e diz: “caramba, deu vontade de fazer e comer isso”. Outra coisa que eu adoro do canal dela é a parte de “comida de séries”, que ela cozinha comidas que aparecem nos seriados. Eu, como viciada em seriados, já tenho algumas receitas que quero testar para ver se fica igual.

VegetariRANGO: Por fim, recentemente eu comecei a acompanhar esse canal de receitas veganas. Não, eu não sou vegana, mas estou num processo de reduzir o consumo de carne e talvez um dia eu consiga virar vegetariana (mas conto sobre isso em outro post). Tenho comido carne de 3 a 4 vezes na semana, mas para quem comeu carne a vida inteira é muito complicado pensar em receitas que não a incluam. Procurando por receitas que não levam carne, acabei me deparando com esse canal, que é bem legal.

Enfim, tem outros canais de culinária que dou uma olhadinha de vez em quando, mas esses são os que acompanho mais. Aceito sugestões, se vocês tiverem.

Para entreter

Não acho que a gente tem que ir atrás só de coisas que tenham uma utilidade prática, digamos assim. Se distrair, ver coisas de entretenimento também é muito bom. Quando eu não estou vendo séries e filmes na Netflix, vejo alguns vídeos no Youtube de canais que eu gosto. Definitivamente, não acompanho blogueiras famosas falando sobre o dia a dia delas, se cagaram ou não, se comeram doce em um restaurante chique ou as compras que fizeram. Desculpe se ofendo alguém com isso, mas não tenho paciência para esse tipo de vídeo. Além do mais, acho muito triste que a gente perca nosso precioso tempo de vida para ver o que uma pessoa X está fazendo da vida dela. O que, geralmente, dá a impressão de ser mais legal, divertido, caro do que a nossa vida (porque tudo na internet é assim, não é mesmo?), o que nos leva a ficarmos comparando, o que causa ansiedade e frustração sobre uma coisa que nem é real! A vida é curta, gente. Eu realmente acho que não vale a pena perder tempo para saber da vida pessoal de blogueiras e youtubers famosas, mesmo que sejam apenas 5 minutos. Então os sites de entretnimento que eu acompanho são um pouco diferentes.

Alan por el mundo: Esse canal está em espanhol. Inclusive, já recomendei ele para quem quer aprender espanhol por conta própria, porque é um jeito legal de praticar, ouvindo espanhol nativo. O Alan é um mexicano que viaja por várias partes do mundo e os vídeos são sobre essas viagens. Mas o legal dos vídeos é que não são vlogs, com informações desnecessárias sobre o que ele fez na viagem. Os vídeos têm um conteúdo legal, de apresentar os lugares, com dicas para quem pretende ir, com informações importantes, com o ponto de vista honesto dele sobre os passeios, com informações culturais… enfim, é um canal de viagens de verdade, super completo e divertido.

Tiny little things: Apesar do nome ser em inglês, o canal é brasileiro. É um canal sobre livros. Então, obviamente, para você gostar dos vídeos – que geralmente são longos – você precisa gostar de ler e esse ser um tema que te interessa. Eu amo ler e adoro saber a opinião dos outros sobre livros que já li ou quero ler, então é um canal que gosto muito de acompanhar. Além de tudo, pego ótimas sugestões de leituras, porque sempre tem aquele autor ou livro que a gente nunca ouviu falar, né?

Pigmento F: Esse canal é de uma brasileira que mora no Chile. Eu descobri ele por acaso, quando estava procurando inspirações para algumas coisas de DIY, de casamento, há uns meses atrás. Caí num vídeo dela sobre isso, mas vi que ela fala de mais um monte de coisas de organização, dicas gerasi e acabei ficando para acompanhar. Acho também que me identifiquei um pouco com essa coisa de morar fora do país – ela tem vários vídeos sobre isso, e achei ela muito simpática, sei lá, gostei.

Para a saúde

Eu estou numa fase da vida que estou tentando ser saudável, depois de todos os anos que não fui. Sempre fui sedentária e hoje sinto o peso disso nas minha vida e na minha barriguinha. Encontrei esses canais a seguir procurando um jeito de me exercitar em casa, porque nunca gostei de academias, nem pelo ambiente, nem pelo dinheiro que eu teria que investir nelas. Eu acredito muito que a gente pode fazer muitas coisas sem precisar pagar caro por isso, fazendo por conta própria, basta ter um pouquinho de vontade. Se exercitar é uma dessas coisas. Os meus canais preferidos nesse sentido, são:

Exrcício em casa: Esse canal tem muitos vídeos, com diferentes tipos de exercícios, dos mais leves aos mais pesados, para a gente só criar coragem, dar o play e começar a fazer. Uma coisa que eu gosto é que os professores fazem o exercício completo para a gente ir acompanhando. Eu preciso disso gente, sério. Para mim não basta que alguém me diga o que fazer quando se trata de exercícios, é preciso fazer junto comigo. Isso me motiva, ver o professor do outro lado da tela morrendo de cansaço também (ainda que seja bem menos que eu).

Gym Virtual: Esse canal é maravilhoso! Não é à toa que ele tem quase 3 milhões de inscritos. Está em espanhol, mas é muito possível acompanhar as aulas sem saber o idioma, porque nesse caso a professora também faz os exercícios junto e você só precisa seguir o que ela faz. Gosto desse canal porque ele é muito completo, tem muitos exercícios para o corpo todo e se você acompanha junto com o site pode ter bons resultados de verdade, pois todo mês ela publica um calendário de exercícios para você seguir. São exercícios um pouco puxados, eu quase morro quando faço eles (ainda não conseguir seguir direito nenhum calendário por isso), mas vale a pena.

Saúde na Rotina: Esse canal também oferece alguns exercicios para fazer em casa, mas tem mais coisas, tem conversas sobre saúde, sobre alimentação e vida saudável. O lema deles é que dá para ser saudável sem ser chato e isso realmente é uma inspiração para mim. Sem falar que são muito divertidos.

Para pensar

No Youtube também tem canais que produzem um conteúdo mais reflexivo, que ajuda pensar questões da nossa sociedade. Alguns temas podem parecer óbvios para algumas pessoas, mas eu gosto desses canais porque falam de assuntos sérios em uma plataforma que atinge milhões de pessoas. Isso faz diferença, acreditem.

De Pretas: Tenho procurado muito sobre o feminismo negro e acabei encontrando, por acaso, esse canal da Gabriela. Gosto muito dela, porque acho que ela fala de maneira muito leve sobre temas muito importantes para uma galera mais jovem, que às vezes nem está interessado em pensar nisso. Aliás, existem muitos canais de meninas e mulheres negras falando sobre racismo, feminismo e tantas outras questões. Na minha opinião, esses canais são muito importantes e prestam um grande serviço para essas causas, pois faz parte de um processo de educação mesmo.

Papo de Preta: Outro canal feito por duas mulheres negras, que eu tenho acompanhado é esse Papo de Preta. Na mesma linha do primeiro, elas falam sobre questões importantes como racismo e feminismo negro. Alguns temas parecem óbvios, mas não são. E basta dar uma olhada rápida nos comentários dos vídeos para se dar conta disso. (Apesar de a minha regra número 1 da internet ser nunca ler comentários. Só leio quando deixam aqui, haha)

Do campo à mesa: Acho os vídeos da Francine, a dona desse canal, muito importantes. Ela fala sobre alimentação saudável, em geral. Principalmente, ela ensina a gente a prestar atenção nos rótulos dos alimentospara não sermos enganados sobre o que estamos comendo e, claro, tomar cuidado com o que ingerimos. Nós não somos educados para isso porque as empresas só querem vender seus produtos, não importa o tipo de veneno que tenha lá dentro, e a gente consome por falta de informação e pela “praticidade” do dia a dia. Ter alguém que fale disso na internet é muito importante, é praticamente uma utilidade pública. Recomendo muito.

 

Enfim, esses são os canais que eu mais acompanho no momento. Vejo outras coisas no Youtube sobre cuidados com cabelo cacheado, organização, mas é mais aleatório e acho que esses citados acima podem interessar de maneira mais geral. Se vocês têm indicações de conteúdos legais no Youtube, falem aí nos comentários para eu dar uma olhadinha também! Na próxima publicação sobre o que fazer na internet além das redes sociais, eu vou falar de cursos on-line que a gente pode fazer de graça ou por um preço muito baixo.

Um abraço!

 

2 comentários sobre “Internet não é só Facebook #1: canais para acompanhar no Youtube

  1. Pingback: Internet não é só Facebook #3: sites e blogs interessantes para ler |

  2. Pingback: Internet não é só Facebook #2: Cursos gratuitos ou econômicos para fazer on-line |

Deixe seu comentário

