Internet não é só Facebook #2: Cursos gratuitos ou econômicos para fazer on-line

kid-1520705_1920

Demorei, mas aqui estou.

Não sei se vocês se lembram, mas há um mês eu comecei uma série de postagens sobre coisas úteis e/ou agradáveis para fazer na internet. Porque acredito que perdemos muito do nosso precioso tempo nas redes sociais e esquecemos as inúmeras possibilidades de entretenimento e aprendizagem nesse mundão on-line. Na primeira publicação, que é essa AQUI, eu falei mais sobre isso e comecei compartilhando com vocês os canais que eu acompanho no Youtube. Prometi voltar com sugestões de cursos para fazer pela internet, então não vamos perder muito tempo e vamos direto ao assunto.

Eu sei que existe uma infinidade de cursos pela internet, mas resolvi falar só dos que eu conheço porque já fiz algum ou porque alguém de confiança fez e gostou. Não posso recomendar o que não conheço. Mas se vocês já fizeram algum curso que não será citado aqui hoje, seus comentários serão muito bem-vindos com as indicações.

Quero esclarecer que isso não é propaganda para nenhuma dessas plataformas, viu? Ou melhor, é propaganda, mas gratuita, né? Eu sou uma completa desconhecida para receber alguma coisa pelas propagadas que faço, hahaha. São realmente sugestões sinceras. Então vamos lá.

Miríada X – Essa plataforma oferece cursos on-line totalmente gratuitos. Os cursos são oferecidos por universidades associadas (da Espanha, do Brasil, Portugal) e são sobre os mais diversos temas. Eu, por exemplo, fiz um de espanhol e outro sobre intervenção artística nas cidades. Mas existem muitas opções. Não são cursos que valem como pós-graduação, ou algo assim, são cursos livres. Mas o importante é o conhecimento que você vai adquirir, certo? Apesar dos cursos serem gratuitos, para obter a certificação é preciso pagar. Eles disponibilizam um diploma de participação para download, gratuitamente, mas para ter a certificação de superação de um curso feito naquela universidade, é necessário pagar. Claro que independentemente se você solicita ou não essa certificação, você pode fazer o curso sem pagar nada, então vale a pena fazer mesmo se no fim você não solicitar a certificação. Muitos cursos são oferecidos em espanhol, porque são de universidades espanholas. Se você ainda não entende bem o espanhol, pode procurar por cursos em português, oferecidos por algumas universidades brasileiras ou portuguesas parceiras dessa plataforma. Sempre há cursos novos, então é bom entrar com certa frequência para saber o que há de novidade. De vez em quando alguma universidade oferece curso de espanhol, então é uma boa dica para quem quer aprender esse idioma. Para fazer os cursos é preciso se registrar com um e-mail, ou você pode entrar a partir da sua conta no Facebook. O site está disponível em português e espanhol.

EduK – A Eduk é uma plataforma já bem  conhecida. Ela oferece alguns cursos gratuitos e outros com um preço bastante acessível. Existem cursos sobre uma infinidade de temas: culinária, artesanato, negócios, fotografia, música, enfim, opções não faltam. Nesse site eu fiz um curso sobre blogs, que achei muito legal. Mas minha irmã, que é artesã, sempre está vendo algum de artesanato e sempre ficamos de olho nos de culinária. Para quem não pode pagar cursos agora, vale a pena se inscrever no site para receber informações por e-mail, porque eles sempre avisam quando vai ter cursos gratuitos. Para quem pode pagar e tem interesse nesses tipos de cursos variados, talvez valha a pena fazer o investimento, já que não é um valor muito alto (varia de R$ 19,90 a R$ 29,90 por mês para ter acesso a todos os cursos).

Portal Educação – Essa plataforma é um pouco mais completa que as anteriores, porque oferece cursos livres, cursos de idiomas, profissionalizantes, pós-graduação. Eu, particularmente, ainda não fiz nenhum curso deles, mas conheço quem já fez e gostou. Os cursos não são gratuitos, mas acredito que são acessíveis. O preço depende do curso que você quer fazer e da carga horária. Existem inúmeras opções, então só vasculhando o site para descobrir o que te interessa e o quanto você teria que investir.

Dire, fare, partire! – Esse é um curso de italiano para brasileiros, oferecido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Se você tem interesse em aprender esse idioma, pode ser uma boa oportunidade para começar. Eu confesso que tenho esse curso salvo aqui há quase um ano e ainda não comecei a estudar, mas já dei boas olhadas nele e vi que tem um material legal, inclusive com vídeos feitos por professores da USP, o que me passa bastante confiança no curso. Se alguém fizer, volte aqui para contar o que achou. Eu ainda preciso adiar um pouquinho as aulas, por falta de tempo.

engVid – Para quem quer aprender inglês, essa é uma plataforma muito legal! Eu a utilizo para estudar esse idioma, já havia comentado sobre ela aqui nessa publicação (sobre aprender idiomas sozinho). Infelizmente, se você não sabe nada de inglês, talvez tenha dificuldades em fazer o curso e seja melhor procurar outro mais básico, para depois voltar nesse, porque todas as aulas estão completamente em inglês. Os cursos são oferecidos por professores nativos do idioma, por meio de vídeos. Além dos vídeos, tem um questionário para ser feito ao final de cada aula, para avaliar a sua compreensão do que foi dito. Para quem já tem um nível básico de inglês, é ótimo aprender dessa maneira. Todas as aulas são completamente gratuitas.

 

Bem, esses são os cursos que eu consegui me lembrar para sugerir hoje aqui. Parecem poucos, mas os três primeiros links, na verdade, são plataformas que contêm muitos cursos sobre diversos temas, que você pode escolher. Então cliquem nos links para dar uma olhadinha e ver se tem algo que interessa a vocês.

Além disso, uma dica legal é entrar nos sites das universidades públicas e particulares e pesquisar se elas oferecem no momento algum curso gratuito. Geralmente tem alguma coisa.

Se vocês conhecem outras plataformas e cursos on-line (ou presenciais, por que não?) de baixo custo ou gratuitos, deixem a sugestão aí nos comentários, que eu vou querer saber. Na próxima publicação sobre coisas legais para fazer na internet, para não ficar preso nas redes sociais, vou falar dos blogs que considero interessantes.

Até logo!

Anúncios

Um comentário sobre “Internet não é só Facebook #2: Cursos gratuitos ou econômicos para fazer on-line

  1. Pingback: Internet não é só Facebook #3: sites e blogs interessantes para ler |

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s