Internet não é só Facebook #3: sites e blogs interessantes para ler

kid-1520705_1920

 

Oi!

Voltei hoje com a última publicação sobre coisas para fazer no maravilhoso mundo da Internet, para não ficarmos presos nas redes sociais (aqui representada pelo Facebook, mas vale para todas). Primeiro eu falei sobre os canais do Youtube que eu acho legais para acompanhar. Depois falei sobre cursos on-line, gratuitos ou de baixo custo, que podemos fazer pela internet. Hoje vou falar sobre sites e blogs que eu gosto de ler e talvez vocês possam se interessar também.

Ler é uma coisa que se torna mais difícil a cada dia, né? Nossos momentos de “distração” ou lazer geralmente são ocupados pelas redes sociais ou qualquer outra coisa mais imediata ao alcance de um clique. Eu digo isso por mim também, em vários momentos me pego perdendo uma hora vendo todas as atualizações de todas as redes sociais e depois sinto um remorso porque sei que poderia ter aproveitado essa hora em alguma coisa realmente interessante. Eu sempre recomendo a leitura para esses momentos, mas nem sempre estamos com um livro à mão, ou talvez simplesmente queremos fazer algo diferente mesmo, qual o problema? Então nesses casos eu lembro dos blogs. Gosto muito de blogs porque é uma maneira de a gente ler muita coisa legal, nem sempre de pessoas conhecidas. É quase como se a gente sentasse para bater um papo, trocar uma ideia. Aliás, é por isso também que eu mantenho o meu blog, é só um jeito de eu esparramar pensamentos por aí.

Num mundo onde postagens com mais de três linhas é considerada “textão”, eu ainda gosto desse espaço para falar sem limites e grandes pretensões. Então resolvi fazer uma pequena lista de blogs ou sites que gosto muito de visitar e me sentir como se estivesse tomando um cafezinho com a pessoa, enquanto ela fala. 

Karina Kuschnir – Esse blog é de uma antropóloga (a Karina Kuschnir), mas para os que se assustam com isso, fiquem tranquilos: ela não fala só de vida acadêmica. Na verdade, a maior parte das postagens dela é sobre desenhos, porque ela desenha também. Além disso, tem publicações sobre livros, observações do cotidiano… e tão lindo os desenhos todos pelo blog! Acho que vocês podem gostar tanto quanto eu gosto.

Draminha – Esse blog, como o próprio nome diz, traz draminhas da vida cotidiana da Raquel. Na apresentação ela diz que nunca conseguiu superar os blogs-diários e é justamente assim esse blog, um diário sobre coisas que ela faz. Esse dá uma sensação de realmente estar conversando com ela, porque ela escreve de um jeito tão livre, leve, solto! Ah! Ela sempre fala de livros e filmes, então mais uma motivação para ler, se você gosta dessas coisas também.

Já matei por menos – O blog da Juliana não é atualizado com tanta frequência, mas as atualizações sempre valem a pena. Cinema, livros, contos, críticas, isso tudo você encontra aí. Acho que já dá para perceber um padrão no meu gosto, né?

Raquel Rolnik – Para quem ainda não conhece a Raquel Rolnik, ela é uma arquiteta e urbanista. O blog dela é um pouco diferente dos três anteriores, porque fala sobre cidades (especialmente São Paulo) e temas como mobilidade, política e moradia. São muitas questões que nos ajudam a pensar e desnaturalizar nossa vivência nas cidades.

Nó de Oito – Descobri esse site recentemente e ainda estou meio empolgada em ler todas as postagens. É bem interessante porque traz artigos sobre séries, filmes e mídia em geral problematizando questões como o feminismo, o racismo, etc. Acho legal porque mostra que programas de entretenimento não são simples e inocente entretenimento, ou seja, nada disso está está descolado da nossa vida como sociedade, na verdade são representações dela. Tem artigos bem legais aí, acho que vocês podem gostar também.

 

 

Enfim, ainda leio outras coisas na internet, mas foram esses blogs que decidi destacar. Se vocês não conheciam, espero que gostem tanto quanto eu, voltem aqui depois para comentar o que acharam.

Termino minhas sugestões sobre o que fazer pelo mundão da internet, sabendo que tem muito mais coisas para aprender, se divertir, conhecer. Sei que no mundo de hoje é difícil viver fora das redes sociais, mas não significa que temos que passar o tempo todo aí, presos em idealizações da vida de outras pessoas e das nossas próprias vidas. Eu também aceito sugestões de coisas que vocês gostam de ver e ler pela internet, então não sejam tímidos em deixar um comentário me contando.

=)

2 comentários sobre “Internet não é só Facebook #3: sites e blogs interessantes para ler

  1. Sarah! Faz maior tempão que não apareço por aqui, né? Mas sempre leio seus posts pelo Feedly. Tinha até um tempinho que não lia, por isso estou respondendo esse. Da sua lista, conheço dois. O da Juliana, que acompanho há um tempo e, por meio dela, conheci os blogs da Raquel (ela sempre muda de nome e endereço quando enjoa). Vou falar particularmente do da Raquel, acho justamente isso que vc disse, ela escreve de forma despretensiosa, como se não esperasse que alguém a lesse, mas mesmo assim sabe que a leem e isso a deixa nervosa, haha. Um dos poucos blogs que já me fizeram chorar e gargalhar num mesmo post. Sobre os outros links que indicou, gostei especialmente do Nó de Oito. Vou assiná-lo no meu feed, rs.

    • Livita! Obrigada pela presença contínua… rs… não sabia que a Raquel mudava o nome e endereço do blog sempre. Desde que acompanho o blog, vejo como “draminha”. Realmente, o blog dela causa essas sensações na gente. Sobre o Nó de Oito não é demais? Descobri ele por acaso, lendo uma postagem sobre a Cersei Lannister e o mito da mulher-mãe (depois vc procura esse) e acabei lendo mais um monte de publicações, rs… que bom que gostou da sugestão.
      Beijo!

Deixe seu comentário

