Ano novo, planos novos

new-year-1925726_1280

Eu nunca fui o tipo de pessoa que faz promessas de ano novo. Nunca vi muito sentido nessa lógica de prometer fazer algo que você poderia ter feito no ano inteiro que se passou, mas não fez. Além disso, as promessas de fim de ano sempre me pareceram meio irreais. Até acredito na boa vontade de algumas pessoas, mas às vezes a única coisa verdadeira é a boa vontade mesmo, porque são promessas meio impossíveis.

Pois bem, nunca fui de promessas, mas de uns tempos para cá tenho feito pequenos planos de ano novo. Tenho colocado para mim algumas metas simples, mas que considero necessárias para o meu bem-estar, digamos assim. Por exemplo: separar um tempo para mim mesma, apesar da correria do dia-a-dia; ler mais livros de literatura, que é algo que gosto muito; não entrar em discussões desnecessárias, enfim, coisas desse tipo. Tem funcionado bem, até agora eu tenho conseguido. Mas pensando no ano que acabou, 2016, vi que não tem sido suficiente.

Vou falar algo bem pessoal aqui: 2016 foi um ano em que me senti um pouco desorientada em relação ao que eu quero para minha vida, no aspecto profissional. Me vi com 28 anos sem ter certeza sobre “o que eu quero ser quando crescer”, depois de crescida, mesmo após ter terminado a faculdade e um mestrado. Parece bobeira, mas isso me atrapalhou em outras áreas da minha vida. Essa insegurança sobre o que fazer na área profissional se espalhou para outros aspectos que teoricamente não têm nada a ver com isso, mas teve. Isso me fez sentir mal em diversos momentos do ano, com uma ansiedade que eu não sabia de onde vinha, com uma frustração em relação a tudo o que eu já fiz até aqui, com uma baixa autoestima. Depois de muito pensar e receber bons conselhos de pessoas queridas, percebi que eu precisava me organizar nesse sentido. Percebi que o fato de eu não ter um objetivo me atrapalhou, me fez ficar aí boiando na maionese, pensando em diversas possibilidades sem colocar nada em prática.

Então resolvi ter um plano para 2017. Não é um plano mirabolante e impossível, mas é um caminho a seguir para alcançar algo que no momento eu desejo. Não sei se no final vai dar certo, não quer dizer que de uma hora para a outra eu me encontrei e sei o que quero fazer para o resto da minha vida, não! Quer dizer apenas que eu tenho um plano, que estou organizada para segui-lo e acreditem, apenas essa decisão já mudou completamente meu humor, meu ânimo, minha vontade de fazer qualquer coisa.

Por esse motivo achei que seria interessante compartilhar essa ideia com vocês aqui no blog, a ideia de ter um plano para esse ano. Não precisa ser um plano que vai resolver todos os seus problemas, uma meta de vida, algo que você queira definir para sempre. Que seja algo pequeno, algo específico, sobre algum aspecto da sua vida, talvez algo que esteja te incomodando, mas experimente ter um objetivo, uma meta a alcançar e trabalhe seriamente nisso, sem inventar desculpas para si mesmo. Pode ser que não faça diferença para você, mas pode ser que essa pequena decisão mude bastante seu dia a dia nesse ano que se inicia. Para mim, sei que será melhor do que ficar vagando por aí, fazendo um monte de coisas aleatórias por não saber o que fazer.

Espero que 2017 seja um ano melhor para todos nós. Mas as coisas não acontecem sozinhas, do nada, a gente precisa se mexer, então vamos nos mexer e no final desse ano a gente vê se valeu a pena.

Deixe seu comentário

