Tag “Ler é um presente”

Oi, gente!

Hoje, a convite de um blog muito especial, vou responder uma tag. A Val, do blog “Uma pedra no caminho” criou a tag “Ler é um presente”, em homenagem às 100 publicações do seu blog.

Eu já disse por aqui que gosto de acompanhar alguns blogs, gosto desse tipo de leitura e interação. Mas sou um pouco exigente, viu? Não é todo blog que consegue me agradar. Mas o blog da Val me conquistou logo de cara, não só porque ela fala  bastante sobre Literatura, mas porque ela fala de um jeito todo especial. Sem falar nas artes que ela faz para as postagens, que são sempre lindas. Convido vocês a acessarem o blog e se encantarem também. Pois bem, ela me convidou para responder essa tag e eu aceitei, porque falar de livros é sempre um prazer e uma diversão pra mim. Se vocês quiserem ver as respostas dela para tag, podem clicar AQUI.

Vou deixar as regrinhas aqui, para quem quiser responder também.

tag ler presente livros

1. “É só uma lembrancinha…”
Um livro curto ou com menos de 100 páginas que tenha te encantado.

2.”Não precisava!”
Um livro que você amou ganhar de presente ou qual tipo de livro você mais gosta de ganhar.

3. A embalagem perfeita
Uma capa sensacional.

4. Presente dos deuses
Um livro que mudou sua vida.

5. Surpresa!
Um livro que você começou a ler sem muitas expectativas e te conquistou.

6. “É a sua cara!
Uma narrativa ou personagem com os quais você se identifique.

7. Presente de grego
Um livro que não era nada do que você pensava e te decepcionou.

8. “mais afortunado é dar do que receber…”
Um livro especial que você deu de presente ou daria.

9. “Pode trocar, se precisar!”
Um livro que você começou a ler, mas teve de parar: não deu para continuar!

10. Ainda na wishlist…
Aproveite o momento para dar aquela dica do que quer ganhar!

….

Aí vão minhas respostas

1. “É só uma lembrancinha…”

Já li vários livros pequenos e encantadores, mas talvez por ter sido uma leitura recente, o que eu consigo lembrar agora é o “De repente, nas profundezas do bosque”, do Amós Oz. É um daqueles livros que eu falo que supostamente são para crianças, mas servem muito mais para nós, adultos. Livro gracinha, que recomendo para todo mundo

2. “Não precisava!”

Não tenho um estilo literário preferido, então quase qualquer livro que eu ganhe, eu vou gostar. Mas o presente mais legal é aquele que a pessoa conhece mais ou menos o seu gosto para leitura, os temas que te interessam e te dá algum livro que você ainda não leu, mas que se encaixa no seu gosto. Tenho uma amiga que sempre me presenteia com livros assim e o último que ela me deu foi “A amiga genial”, da Elena Ferrante, que eu não conhecia e adorei.

3. A embalagem perfeita 

Dizem que a gente não pode julgar um livro pela capa. Mas tem umas capas que são tão lindas, né? Ainda não li esse livro da Chimamanda Ngozi Adichie, mas só pela capa já me chama a atenção, vejam se não é ótima:

americanah

4. Presente dos deuses

É difícil citar um livro que mudou a minha vida. Todos mudam de alguma maneira, porque me fazem pensar, estimulam minha mente. Talvez um livro que tenha se encaixando bastante no processo de mudança que eu estava passando no momento foi “O mundo de Sofia”, do Jostein Gaarder.

5. Surpresa!

Eu não queria repetir livros nessa tag, mas não vai ter jeito. O último livro que li que foi uma grata surpresa foi “A Amiga Genial”, da Elena Ferrante. Não sabia nada sobre a autora e sobre o livro, então quando comecei a leitura foi totalmente sem expectativas. Me surpreendi, adorei e agora vou ler toda a série do romance napolitano.

6. “É a sua cara!”

Há muitos personagens da Literatura com os quais eu me identifico. Mas acho que o principal é o Eduardo Marciano, do livro “O Encontro Marcado”, do Fernando Sabino. Esse livro, aliás, é um dos meus preferidos da vida.

7. Presente de grego

Vou ter que furar um pouco o joguinho e falar sobre cinco livros aqui, toda a série d’ O Mochileiro das Galáxias. Vejam bem, não é que eu ache esses livros ruins, eu gostei bastante. Talvez decepção seja uma palavra muito forte nesse caso. Mas eu realmente esperava algo diferente dessa série de livros. Eu esperava que fosse, de fato, uma série, mas são livros mais ou menos independentes entre si. Se vocês quiserem saber mais detalhes sobre minha “decepção”, podem ler esse post AQUI.

8. “mais afortunado é dar do que receber…”

Eu amo dar livros de presente! Quando eu sei o gosto da pessoa tento dar algum que combine mais ou menos, quando não sei, gosto de presentear com livros que já li e gostei, ou gostaria de ler. Um livro que já dei de presente e daria novamente (inclusive para mim mesma, porque eu não tenho ele) é “Os meninos da rua Paulo”, do Ferenc Molnár. Outro livro gracinha e maravilhoso que recomendo.

os-meninos-da-rua-paulo

9. “Pode trocar, se precisar!”

Não me lembro de ter abandonado nenhum livro. Teve alguns que não gostei muito, ou que eram meio chatinhos para ler, mas para mim é sempre uma questão de honra ir até o final do livro. Pode ser que algum dia eu realmente desista de algum, mas isso ainda não aconteceu.

10. Ainda na wishlist…

Olha, eu já dei a dica com ;’Os meninos da rua Paulo” aí acima, e já falei que amo ser presenteada com livros de todos os tipos. Mas se é para ser mais específica, estou à espera do quarto livro da série napolitana da Elena Ferrante, que ainda não foi lançado no Brasil, que imagino chama “História da menina perdida”, em português. Bom, é isso, gente! Não vou convidar ninguém específico para responder à tag. Sintam-se à vontade para responderem se quiserem.

Um abraço para a Val, do blog “Uma pedra no caminho“, que ela continue publicando bastante coisas legais para a gente ler!

 

 

6 comentários sobre “Tag “Ler é um presente”

  1. Depois que descobri essa TAG resolvi olhar as respostas de todos que responderam! Minha lista de desejos está aumentando rápido demais! kkkkkkkkk… Li em outro blog (que agora já não lembro qual, mas acho que foi no Duas Fridas) a pessoa também colocando como uma surpresa “A Amiga Genial”, resolvi dar uma olhada na Amazon e encontrei o ebook por 6 reais. Nem acreditei!! Já estou ansiosa para começara leitura… Ainda mais agora que você também disse que gostou bastante! Se quiser ler as minhas respostas e conhecer o meu blog – http://fernandabelem.com.br/tag-livros-ler-e-um-presente/

    • Oi, Fernanda! Obrigada pela visita! Essa tag é realmente ótima, né? Sobre “A Amiga Genial”, espero que você goste. Já vi muitos elogios (eu adorei, como vc percebeu), mas também vi algumas pessoas falando que não é isso tudo, rs… vai depender bastante do seu gosto pra leitura também, mas eu sempre sou a favor de dar uma chance. E por esse precinho, tá ótimo mesmo!
      Vou passar no seu blog pra ver suas respostas, com certeza! =D
      Um abraço!

  2. Pingback: 1 Pedra no Caminho

  3. Pingback: Tag “Ler é um presente” – 1 Pedra no Caminho

  4. Que legal, Sarah! Amei suas respostas 🙂 Tb citei o livro do Amós Oz, realmente é uma graça 😉
    Você nunca abandona livro? Nossa, que qualidade isso!! hehe Já abandonei muuuitos, uns deixo meio de lado para voltar, mas muitas vezes percebo que não é só pelo livro ser ruim, talvez não seja meu momento, sabe?
    Muito obrigada pelas palavras e por ter respondido à tag 🙂 Vou linkar lá no blog! Bjs!! ❤

    • Oi, Val! Adorei essa tag, foi um prazer responder.
      Eu acho, sim, que existem momentos certos pra ler livros. Já li alguns que não gostei muito por causa disso, acho que não me identifiquei no momento, talvez seria melhor ter abandonado mesmo, mas sou meio teimosa… rs…
      Beijo!

Deixe seu comentário

