As músicas que não saem da minha cabeça #5 – Ana Tijoux

Eu já falei sobre ela por aqui. Eu havia prometido voltar para falar especificamente sobre Ana Tijoux e aqui estou. Suas músicas têm sido dessas que não saem da minha cabeça, pelo motivo que vocês já conhecem: porque eu gosto bastante e não paro de ouvir, não porque são músicas ruins que grudam na cabeça igual chiclete.

Conheci Ana Tijoux por acaso, em 2012. Foi muito por acaso mesmo, estive em um show dela em uma viagem que fiz ao Chile. Até então eu não a conhecia, não sabia nada sobre ela. Desde então, eu acompanho tudo o que ela faz.

Ana Tijoux é uma rapper chilena. Começou sua carreira em um grupo nos anos 90 e desde 2006 está em carreira solo. Uma de suas músicas mais famosas é 1977, que chegou a aparecer na série Breaking Bad e foi considerada, inclusive, uma das 10 melhores músicas que apareceram na série. Ouçam a seguir:

A cantora nasceu e passou parte de sua vida na França, onde sua família se exilou durante a ditadura de Augusto Pinochet. Após a retomada da democracia no Chile, ela voltou para seu país de origem com sua família, onde se instalou de maneira definitiva. Não é à toa que Ana Tijoux tem letras bem militantes, ela cresceu em uma família bastante politizada, tendo que lidar com diversas situações bem complicadas.

As músicas de Ana Tijoux falam sobre as mulheres e aborda questões da pauta feminista, como por exemplo essa Antipatriarca.

Suas letras também falam muito sobre a questão da América Latina e dos países que foram colonizados, em geral. A cantora é bastante militante nesse sentido, em que não podemos nos calar diante das injustiças históricas que persistem até hoje. Vejam mais músicas:

Eu poderia compartilhar tantas músicas da Ana Tijoux que adoro! Mas vou deixar para vocês procurarem mais, se gostaram do que ouviram aqui.

Como “vídeos extras”, vou compartilhar dois vídeos com entrevistas dela sobre sua carreira, sua música e temas sociais. Os vídeos estão em espanhol e, infelizmente, sem legenda.

 

Se vocês já conheciam Ana Tijoux, se gostaram ou qualquer outra coisa que queiram expressar, deixem seus comentários! Se têm dicas de música boa, compartilhe aí também!

Anúncios

Um comentário sobre “As músicas que não saem da minha cabeça #5 – Ana Tijoux

  1. Pingback: As músicas que não saem da minha cabeça #6: Skank |

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s