Coisas que você precisa saber se deseja morar em Cartagena de Indias

brasil e colombia

 

Leia mais: Como tirar o visto Mercosul para morar na Colômbia

 

Oi, pessoal!

Há alguns meses eu escrevi um post contando três questões importantes sobre a vida na Colômbia, que considero necessário que uma pessoa que esteja planejando se mudar para o país leve em consideração. O assunto de morar na Colômbia é um dos mais lidos aqui no blog, então decidi escrever um post parecido, mas agora falando especificamente sobre morar em Cartagena, que é a cidade onde eu moro e, por isso, posso falar um pouco melhor. Sei que não tem muita informações desse tipo pela internet e sei como ler sobre as experiências dos outros faz diferença nesse caso, então resolvi listar algumas coisas que acho necessário saber antes de se mudar para Cartagena.

O objetivo não é desanimar ninguém, OK? É apenas apresentar alguns pontos que precisam ser levados em consideração, para não tomar uma decisão precipitada e se organizar melhor. Dito isso, vamos à lista.

 

1 – Cartagena é uma cidade cara!

Acho que esse é um dos pontos mais importantes a se dizer. Se comparado ao Brasil, o custo de vida em Cartagena não é tão alto. Digamos, comparando a uma cidade  semelhante no Brasil – turística e com praias –  você pode considerar que Cartagena não é uma cidade cara. Mas se comparada às principais cidades da Colômbia e em relação à média salarial do país e da cidade, o custo de vida é maior, sim. Por ser uma cidade turística, quem sofre, infelizmente, são os nativos e moradores do lugar, porque tudo fica mais caro. Então isso é algo a considerar. Uma coisa é você visitar Cartagena durante uma semana de férias e descobrir que gasta menos que no Brasil em um almoço na praia. Outra coisa é você morar na cidade e ter que pagar aluguel, contas de água e luz, transporte, passeios, comidas. Se você pensa em morar em Cartagena precisa considerar isso na hora de procurar um emprego, por exemplo – o salário será suficiente? Ou na hora de procurar uma casa, ou decidir se vai ter um carro ou não, etc. Tenha em mente que seus gastos aqui serão maiores que em outras cidades da Colômbia.

2 – Sim, faz muito calor!

Se você odeia o calor nem pense em morar em Cartagena. “Ah, mas eu fui nas férias e gostei, tem praia, isso ajuda, né?”. Não ajuda não. A não ser que você possa ir todos os dias na praia para se refrescar, o que não é muito possível com as tarefas do dia a dia. Cartagena tem duas estações do ano: a que chove e a que não chove e nas duas faz bastante calor. Talvez você more em uma cidade super quente no Brasil e não vai sentir tanta diferença, mas se não é esse o caso e você não gosta do calor ou não está acostumado com ele, será um pouco difícil a adaptação. Prepare-se para ter um ventilador ligado o dia inteiro ou um ar-condicionado e inclua isso nos seus gastos com energia. Por outro lado, não será necessário usar chuveiro elétrico, porque um banho de água fria é tudo o que você vai desejar.

3 – A  atuação profissional é um pouco limitada

Cartagena tem duas áreas fortes: o turismo e a indústria. Se você atua em alguma delas é possível que tenha mais oportunidades de emprego. Se não, as coisas ficam um pouco mais difíceis. Não estou dizendo que é impossível que uma pessoa trabalhe com o que se formou ao se mudar para Cartagena, mas que pode ser mais complicado e demorado para ter uma chance. Vamos considerar que Cartagena é uma cidade grande dentro da Colombia, mas não é tão grande assim se você comparar com outros lugares. Ela tem pouco mais de 1 milhão de habitantes. Existem campos de atuação profissional e demandas que aqui ainda não são muito fortes, ou até quase inexistentes. Então, dependendo da sua profissão, pode ser que não haja campo para trabalhar, ou que você demore um pouco mais a conseguir um trabalho. Talvez cidades como Bogotá, Barranquilla ou Medellín sejam mais interessantes nesse sentido, por serem maiores e terem mais possibilidades. Assim, o que eu recomendo é que você pesquise bastante para saber como está o mercado para sua área específica, já que infelizmente, eu não tenho conhecimento de todas.

4 – A cidade não é só o centro amuralhado

Quem conhece Cartagena como turista fica bastante limitado ao centro, à região amuralhada, às praias e talvez tenha a impressão que toda a cidade é como essas regiões. Não é. A verdade é que existem duas cidades diferentes: a que está dentro das muralhas e a que está fora. Quando você sai da área turística você encontra a verdadeira Cartagena, a do dia a dia das pessoas que moram ali. Nessa parte você vai encontrar alguns problemas, que são os problemas de qualquer cidade, na verdade. Mas que talvez não apareçam em sua experiência apenas no centro histórico, como turista. Por exemplo, há problemas sérios em relação ao transporte público (futuramente vou fazer um post sobre como é o transporte aqui). O trânsito também é bem caótico. Outra coisa que eu observo é que a Cartagena fora das muralhas recebe pouco investimento em todas as áreas, principalmente em equipamentos culturais, lugares onde as pessoas tenham acesso a uma biblioteca, um cinema mais acessível, um centro cultural. A segurança pública fora das muralhas também não é a mesma… enfim, é realmente outra cidade, mas a não ser que você decida morar no centro, é a cidade com a qual você vai conviver cotidianamente.

 

Enfim, esses são os quatro pontos principais que acho importante destacar. Sei que soam como características ruins, mas elas não são totalmente negativas. É tudo uma questão de planejamento e adaptação e por isso considero importante pesquisar opiniões de quem já mora na cidade. Todas as cidades do mundo têm questões como essas, nenhum lugar é perfeito e nem é só aquilo com o que temos contato em uma semana de férias.

Cartagena guarda toda a magia que você já ouviu falar e não há nada mais legal que sair de casa num fim de semana e andar pelas ruazinhas do centro, ou ir à praia ver o por-do-sol depois de um dia cansativo, ou sair para aproveitar a boa culinária local. Existem coisas incríveis que você só vai conhecer ou aproveitar de verdade morando aqui. Mas se planeje, analise o que realmente você está disposto a enfrentar ou não, do que você está disposto a abrir mão… com certeza considerando tudo isso você vai tomar a melhor decisão.

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Coisas que você precisa saber se deseja morar em Cartagena de Indias

  1. Muito bom. Ótimas informações. Agradeceria se quem sabe em outro post vc pudesse detalhar um pouco a respeito dos gastos do dia a dia, como alimentação, energia elétrica, celular, internet. Como funciona a saúde e seu custo, enfim, maiores informações pra quem tem interesse de morar nesta cidade. Um abraço.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s