Falação rápida

Oi, pessoas!

Tantas atualizações para fazer nesse blog! Tão pouco tempo para realizá-las! Não me esqueci de aparecer aqui, só estou correndo mesmo. Nem tempo para as falações tenho tido, então vou falar rapidinho hoje.

Quero começar falando de livros. Terminei de ler Sangue Negro, da Noémia de Sousa, que foi o livro de julho do meu desafio desse ano. Que livro forte! Que livro lindo! Minhas próximas duas publicações serão sobre essa experiência de leitura. Comecei o livro de agosto, que é Novelas y cuadros de la vida suramericana, da escritora Soledad Acosta de Samper. Sim, é um livro em espanhol, não acredito que seja possível encontrar tradução dele em português. Mas se você lê em espanhol e quer me acompanhar nessa leitura, dá para encontrar uma versão digital bem baratinha, na Amazon. Quando fiz minha lista do desafio, quis incluir uma escritora colombiana, pois quero saber mais sobre o cenário literário do país onde vivo atualmente. Assim como a maioria das pessoas, eu não sabia citar outro escritor colombiano além do grandioso Gabriel García Marquéz. Livros escritos por mulheres então? Nem as pessoas daqui conhecem muito bem, foi um pouco difícil conseguir algumas sugestões. Mas, enfim, consegui me decidir por esse livro e essa escritora e no começo do próximo mês conto para vocês o que achei.

Em julho também li o terceiro livro da série napolitana da Elena Ferrante, História de quem foge e de quem fica. É um pouco difícil explicar os sentimentos que essa série tem me causado. Acho que antes de começar a escrever, a escritora falou: “quer saber? Vou jogar umas verdades aqui na cara de todo mundo, porque quero é bagunçar o espírito dessas pessoas”. Não tenho paz de espírito com todas os pensamentos sobre o livro rondando na minha cabeça. Vou escrever sobre essas leituras, para ver se consigo organizar um pouco as ideias e compartilhar com vocês o que tenho achado dos livros. A ideia é comentar sobre cada um separadamente (já tem sobre A amiga genial aqui, embora o texto merecesse ser mais aprofundado) e depois que eu terminar a série, quero comentar sobre a história em geral. Mas acho que vai demorar um pouquinho, pois ainda não tenho o quarto livro em mãos. Quem está lendo/já leu essa série? O que estão achando?

….

Um dos meus problemas de falta de tempo foi o computador que deu ruim. Vocês usam Windows? Windows 10? Receberam mensagem para atualizar? Pensem duas vezes antes de aceitarem. Desde que atualizei o meu, ele está uma grande bosta. Quero voltar a como era o sistema quando comprei o computador (acho que era o Windows 8), mas depois de tanto restaurar meu computador por causa dessa atualização que deu errado, salvar coisas, reinstalar aplicativos, fiquei atrasada com outras tarefas. Ou seja, preciso colocar tudo em ordem para sentar com calma e novamente reinstalar esse computador, mas sem o Windows 10. Para que mandam uma atualização bugada, não é mesmo?

….

Posso compartilhar coisas legais que li por aí?

Esse texto do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Independentemente de posicionamentos políticos, é sempre interessante ler pessoas inteligentes, não acham? Aqui ele fez um balanço do seu próprio governo. Achei bem legal. Texto longo, leitura demorada, mas já sabem, né? Não apoio preguiça intelectual. Leiam quando tiverem tempo.

Para quem lê em espanhol, esse texto chamado Bailar es resquisito, falando sobre os jovens nos bairros da cidade de Cartagena de Indias, Colombia, lugar onde moro atualmente. Achei um tema um tanto quanto antropológico e tem fotos bem legais.

A última publicação da Karina Kuschnir no blog dela, com dicas para manter o hábito da escrita. Eu, que escrevo como forma de organizar minha mente, gostei muito de todas as sugestões. Ainda não consigo escrever todos os dias, mas acho que é uma questão de insistir no hábito mesmo. Falta de tempo nem sempre é uma desculpa, mas nesse caso, é (para mim, pelo menos). Talvez vocês gostem das dicas também.

….

Enfim, se tudo ocorrer bem com meu querido computador, não ficarei mais tanto tempo sem aparecer aqui. Bom fim de semana para vocês!

Deixe seu comentário

