Aleatoriedades sobre voltar a estudar

Oi, pessoas!

Sumi um pouquinho. Não consegui escrever depois todos os acontecimentos dos últimos dias. Como falei antes, estou tentando seguir minha vida da maneira mais saudável possível, apesar de todos os retrocessos que temos acompanhado. Mas é impossível não se abater com uma chacina em uma escola. Fiquei triste, revoltada e isso se soma a tantos outros sentimentos diante do que temos vivido em nosso país. Em alguns momentos o cansaço, o desânimo e a desesperança falam mais alto. A gente precisa se afastar um pouco, respirar fundo e, depois, continuar.

….

Quero comentar um pouco sobre voltar a estudar. Como contei para vocês, esse ano entrei para o curso de Letras. Ainda está bem no comecinho, mas já posso compartilhar alguns sentimentos e impressões.

Primeiro, eu amo estudar! Amo de verdade. Apesar de não ter ficado completamente parada desde que terminei o mestrado, é muito diferente estudar sozinha em casa de assistir aulas, ler vários textos, se deparar com novas questões que partem da relação com um professor ensinando. Estar de volta a esse ambiente tem me feito muito bem.

Segundo, a matéria que mais tenho gostado até agora é introdução aos estudos literários. Na verdade, era meio óbvio que essa seria minha preferida, mas não me decepcionei. É mágico passar uma hora e meia lendo e estudando um poema da Cecília Meireles, por exemplo. Mas estou gostando das outras disciplinas também, que são: introdução aos estudos clássicos (achei que não ia gostar e estou curtindo muito), introdução aos estudos de língua portuguesa (achei que ia amar e estou só me sentindo OK), e introdução aos elementos de linguística (achei que ia detestar e estou amando).

Terceiro, tenho visto muitos jovenzinhos que estão meio perdidos na universidade e isso é normal, em certa medida. Mas tenho escutado uns comentários sobre como estão se sentindo mal, frustrados, achando que não pertencem àquele lugar. Isso parte meu coração e me traz algumas lembranças de como eu mesma me senti na primeira graduação. Me mostra como precisamos urgentemente repensar a universidade em vários aspectos. Para ser honesta, tudo isso aflora um pouquinho minha ansiedade e tenho que fazer um exercício de voltar à minha própria realidade neste momento, que é a de cursar uma segunda graduação, ou seja, de entender que essa nova experiência não tem o mesmo peso que a primeira, que pode e deve ser muito mais leve.

Quarto, não tenho mais vinte anos e tenho um milhão de outras responsabilidades na vida, além de estudar. Significa que fico muito mais cansada e tenho uma dificuldade maior em me dedicar às leituras obrigatórias. Mas acho que aos poucos vou me adaptar e encontrar o melhor caminho de organização para isso. Enfim, ao longo dessa minha jornada, compartilho mais impressões aqui no blog. O que posso dizer é que voltar a estudar tem me feito um bem danado.

….

Sobre minhas leituras, estou tentando conciliar as obrigatórias com minha lista de escritoras. Isso significa que a lista caminhará lentamente, mas não há nada o que se fazer quanto a isso.

Na semana que vem volto a publicar ainda sobre a lista do ano passado e, aos pouquinhos, finalizo. Paciência, paciência.

….

Até mais ler!

2 comentários sobre “Aleatoriedades sobre voltar a estudar

    • Acho que deve ser mesmo, Atílio! E tive o privilégio de fazer um curso que me identifico muito, que foi Ciências Sociais e agora faço outro que também me identifico e gosto, que é Letras. Não é fácil voltar a estudar, mas quando a gente gosta, vale a pena.

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s